Tipos De Crimes
Trabalho Universitário: Tipos De Crimes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Neiza • 10/6/2014 • 237 Palavras (1 Páginas) • 345 Visualizações
CRIME EXAURIDO
É AQUELE EM QUE O AGENTE, MESMO APÓS REPETIR O RESULTADO CONSUMATIVO, CONTINUA A AGREDIR O BEM JURÍDICO. NÃO CARACTERIZA NOVO DELITO, E SIM MERO DESDOBRAMENTO DE UMA CONDUTA JÁ CONSUMADA. INFLUENCIA NA DOSAGEM DA PENA, POR PODER AGRAVAR AS CONSEQUÊNCIAS DO CRIME, FUNCIONANDO COMO CIRCUNSTÂNCIA JUDICIAL DESFAVORÁVEL. EX: EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO.
CRIME DE OPINIÃO
É O ABUSO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DO PENSAMENTO, É O CASO DO CRIME DE INJÚRIA – ART. 140.
CRIME GRATUITO
ENTENDE-SE POR CRIME GRATUITO AQUELE PRATICADO SEM MOTIVO. PORÉM, ATENÇÃO, CRIME GRATUITO NÃO SE CONFUNDE COM MOTIVO FÚTIL. NO MOTIVO FÚTIL, O MOTIVO EXISTE, MESMO SENDO PEQUENO OU INSIGNIFICANTE.
Vejamos um exemplo: um homicídio cometido na forma simples tem previsão de pena de 6 a 20 anos. Porém, se for cometido por motivo fútil a pena será de 12 a 30 anos. Portanto, podemos afirmar que o crime gratuito terá castigo bem menor, sendo formalmente menos reprovável que o delito cometido por motivo fútil.
CRIME DE CIRCULAÇÃO
PRATICADO POR INTERMÉDIO DO AUTOMÓVEL
CRIME DE ÍMPETO
OCORRE O CRIME DE ÍMPETO NO HOMICÍDIO COMETIDO SOB DOMÍNIO DE VIOLENTA EMOÇÃO, LOGO EM SEGUIDA A INJUSTA PROVOCAÇÃO, VEZ QUE A PESSOA AGE REPENTINAMENTE. LOGO SE CONCLUI, QUE CRIME DE ÍMPETO É AQUELE EM QUE O AGENTE, DE FORM SÚBITA E LIGEIRA, PRATICA UMA CONDUTA DELITUOSA SEM QUALQUER ARQUITETURA DO PLANO DELITIVO – QUE É OBRA DE UM ATO REPENTINO DESTE.
Ex.: homicídio praticado por influência de forte emoção, art. 121,§ 1º, 3ª.figura
...