Trab. Normas Regulamentadoras
Dissertações: Trab. Normas Regulamentadoras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silvialeao • 22/9/2013 • 547 Palavras (3 Páginas) • 534 Visualizações
Acabei optando pela norma SA 8000, pois, não tinha o conhecimento o quanto à mesma é abrangente.
A empresa pesquisada foi PHILIPS DO BRASIL – Divisão WALITA na cidade de Varginha.
Dentre todas as atividades que compõe a divisão Walita, podemos destacar:
1) Trabalho Infantil: Não utilizar ou apoiar o trabalho infantil em seus negócios.
2) Trabalho Forçado: Não utilizar ou apoiar qualquer tipo de trabalho forçado ou compulsório, ou qualquer condição que assim o caracterize.
3) Saúde e Segurança: Adotar medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde, de forma a proporcionar um ambiente seguro e saudável.
4) Liberdade de Associação & Direito à Negociação Coletiva: Respeitar o direito de todos os colaboradores com relação à formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociar coletivamente.
5) Discriminação: Não se envolver ou apoiar a discriminação em suas atividades e nas relacionadas ao seu negócio.
6) Práticas Disciplinares: Não se envolver ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.
7) Horário de Trabalho: Cumprir com os requisitos das leis nacionais aplicáveis e a SA 8000.
8) Remuneração: Satisfazer aos padrões mínimos e ser suficiente para atender às necessidades básicas e de lazer dos colaboradores.
Outras que podemos destacar são o monitoramento do turn-over e absenteísmo dentro desta divisão, onde os índices estão dentro dos parâmetros previstos, e aplicam-se ações bem definidas assim que constatado indicadores fora do esperado. Esta unidade se preocupa com desenvolvimento de talentos e retenção dos mesmos.
Esta empresa, também, preocupa-se com campanhas internas e externas, onde, a meu ver, esta ultima são mais eficazes.
O que me chamou atenção foi à preocupação com as pessoas portadoras de necessidades especiais. Isso fez com que esta unidade fizesse parceria com uma entidade local para promover atividades que desperte a autoestima destas pessoas e o respeito da sociedade onde as mesmas estão inseridas.
O que não foi divulgado são as ações feitas junto aos fornecedores, onde a SA 8000, cita com muita clareza. Isso me faz pensar que embora todas as ações descritas na empresa campo de estudo, ainda não são suficientes para representar a máxima da norma, mesmo sendo certificada pela mesma.
A SA 8000, a meu ver, é o que toda empresa deveria fazer, ter e manter dentro da normalidade, sem que para isso exista uma certificação que diga: - “Essa empresa é correta”. Bem na verdade a composição da norma nada mais é do que uma “obrigação” consciente onde mostra que devemos ter “ética social”, embora essa seja subjetiva, mas que pelo menos atenda o que a sociedade enxerga como correto.
Não vejo todas estas normas, em especial a SA 8000, sendo utilizada em sua totalidade, há muito que fazer em termos de consciência empresarial, mas já é alguma coisa, pois até alguns anos, nem estas existiam. Trata-se de um
...