Trabalhador Ganha Com Horário Flexível
Artigo: Trabalhador Ganha Com Horário Flexível. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caml • 24/6/2013 • 1.439 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO..... 3
2.DESENVOLVIMENTO....4
Economia e Modelo de Gestão....................................................................................4
Relações Interpessoais.............................................................................................4,5
Tecnologia e Desenvolvimento Humano...................................................................5,6
3.CONCLUSÃO....... 7
4.REFERENCIAS.....8
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será desenvolvida uma produção textual que utilizará como base o texto.Trabalhador ganha com horário flexível o objetivo deste trabalho é mostrar que o empregador oferecendo horários flexíveis, o trabalhador pode aumentar sua produtividade.
A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior à adoção da flexibilidade quantitativa pelas empresas no seu processo de reestruturação,contribui para explicar a evolução recente do mercado e trabalho que só vem crescendo.
Hoje as empresas deixam de pensar na jornada de trabalho e começam a forçar no bom desenvolvimento do trabalhador, que com o horário flexível fica mais motivado ao saber que pode alterar seu horário de expediente e não precisará justificar falta ou ausências que poderá compensar essa ausência isso facilita a vida do trabalhador.
2 DESENVOLVIMENTO
Economia e Modelo de Gestão
Cumpre inicialmente traçar a distinção entre flexibilização do trabalho e horário de trabalho flexível. Embora ambos tragam consigo a idéia de flexibilização das normas trabalhistas, apresentam conceitos diferenciados, de modo que um não pode ser confundido com o outro, embora seja correto afirmamos que o horário de trabalho flexível está inserido na flexibilização do horário de trabalho, como uma de suas modalidades.
A flexibilização do horário de trabalho pode ser conceituada como o conjunto de medidas maleabilizadora, das normas trabalhistas referentes ao horário de trabalho, visto historicamente como algo uniforme e invariável. Consiste na criação de novos mecanismos de horário de trabalho diferenciados, com base na reorganização, redução ou escalonamento do tempo de trabalho.
Já o horário flexível seria uma modalidade de jornada flexível, segundo a qual o empregado, respeitando certo horário nuclear de presença obrigatória, pode configurar sua jornada de trabalho com entradas e saídas moveis, entrando e saindo do trabalho antes e depois, conforme o que for negociado pelas partes.
Relações Interpessoais
O objetivo principal do sistema de horário flexível é proporcionar ao empregado facilidades e conveniências para conseguir resolver assuntos de fora da empresa, sem que isso o prejudique no desempenho de suas atividades profissionais. Pode ser entendido como uma maneira de organizar o tempo entre o horário de trabalho e o horário de não trabalho, de maneira que o empregado possa melhor dispor de seu tempo por escolha pessoal da jornada que irá seguir.
De acordo com MARTINS, a flexibilização das regras trabalhistas é também uma forma de atenuar o principio da proteção à relação laboral .Um dos exemplos mais comuns de flexibilização seriam as modalidades referentes à jornada de trabalho. O chamado flextime (horário flexível),muito utilizado nos países de língua inglesa, em que o funcionário entra mais cedo e sai mais cedo do trabalho, ou tem a opção de ingressar mais tarde e sair deste modo, mais tarde, estabelecendo assim o seu próprio horário de trabalho, trabalhando mais horas em determinado dia ou semana para trabalhar um menor número em outros dias seria um dos exemplos desse tipo de flexibilização. Nestes casos deve ser observado, contudo, um mês ou semana.
No sistema de horário flexível há sempre um horário de trabalho comum para todos os empregados da empresa, chamado de horário núcleo (presença obrigatória), e os de presença opcional (períodos móveis), que são os momentos de início e término do trabalho, dentro de certos limites fixados pela empresa,sendo que o empregado é obrigado a cumprir integralmente o número de horas por dia (por exemplo, oito horas e meia).Esse sistema é mais conhecido como horário móvel ou flextime.
Segue exemplificação: Horário Variável: Entrada – Das 07:00hs às 08:15; Período Núcleo (em que todos os empregados devem estar na empresa)-Das 08:15 às 16:30; Horário Variável Saída – Das 16:30 às 17:45.
A flexibilização do horário de trabalho é classificada como quantitativa interna, porque engloba a utilização do tempo do empregado. Essa flexibilização quanto ao tempo de duração do trabalho pode ocorrer através do flexible working hours ou flextime, pratica esta que permite aos trabalhadores acordar o inicio e o termino do horário de trabalho para adapta-lo a suas necessidades pessoais.Alguns referem que esse tipo de flexibilização do horário de trabalho seria mais utilizado em relação aos trabalhadores de colarinho branco.Todavia,vem crescendo na atualidade o número de empresas optantes por essa modalidade de maleabilização do horário de trabalho, como forma conseguir a satisfação de seus funcionários e conseqüentemente, obtendo-se maior produtividade,empenho e assiduidade.
Tecnologia e Desenvolvimento Humano
O horário flexível, conforme já referido,consiste no empregado ter um horário de entrada e de saída, podendo, no entanto, chegar ou sair antes ou depois, sendo resposta a diferença no mesmo dia ou em outros. Quando essa reposição é feita no mesmo dia ou dentro da mesma semana, sem que passe de dez horas por dia e da soma de seis jornadas normais na semana, a hipótese se enquadra na figura de compensação, com fundamentação no Artigo 49, 2°, da CLT. Quando , entretanto, se faz a reposição de forma diversa, seja pelo excesso de horas em certos dias, seja pelo acumulo de horas
...