Trabalhando com material de ouro
Projeto de pesquisa: Trabalhando com material de ouro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ciceroferreira • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
PLANO DE ATIVIDADES
Identificação:
Escola: EMEF Nelson Magnani
Série/ano: 2º ano A
Carga horária destinada às atividades:2 (duas) semanas – 5 dias letivos
Caracterização das classes: 23 alunos
Objetivos gerais:
Associar o nome às peças do material dourado;
Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
Gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
Fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
Trabalhar com os sentidos da criança;
Fazer agrupamentos de 10 em 10;
Fazer reagrupamentos;
Fazer trocas;
Estimular o cálculo mental;
Proporcionar experiências concretas.
Objetivos específicos:
Fazer com que o aluno perceba as relações entre as peças e compreenda os agrupamentos e as trocas no Sistema de Numeração Decimal.
Conteúdo:
Operações com Números Naturais – “Material Dourado”
Recursos didáticos:
Material dourado;
Quadro valor lugar – QVL;
Giz e lousa.
Etapas:
1º Etapa: “Atividade Lúdica”: Conhecendo o material
O primeiro contato do aluno com o material ocorreu de forma lúdica para que eles pudessem explorá-lo livremente. È nesse momento que a criança percebe a forma, a constituição e os tipos de peça do material.
Introduzir os nomes convencionais: cubinho, barra, placa e bloco, na qual o aluno fará a associação do nome à peça.
2º Etapa: “Trabalhando com material dourado”
As atividades realizadas estavam associadas ao algoritmo da adição e subtração, onde os alunos eram convidados até o QVL a fim de realizar as operações por meio do material concreto. Era preciso fazer os agrupamentos e realizar as trocas necessárias para se chegar ao resultado. Os alunos participaram ativamente da atividade.
Avaliação e resultados:
As atividades propostas mostraram-se eficazes. Os alunos se interessaram muito pela atividade, pois era utilizado material concreto onde os mesmos precisavam se concentrar na realização das operações. Utilizando o material dourado pudemos notar um significativo avanço na compreensão e aprendizagem.
RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL
Operações com números naturais
Apresentamos as atividades aplicadas nas crianças e pudemos perceber a principal dificuldade encontrada. Concluímos que o trabalho com o material dourado; ajudará e facilitará a aprendizagem.
Durante a discussão e das TIS, vimos à importância de trabalhar os algaritmos da adição e da subtração usando o QVL. Vimos que o fascículo 2 é a preparação para continuarmos os estudos dos próximos fascículos.
Após algumas discussões, teve uma explanação sobre a importância das Operações com Números Naturais e avaliação conjunta do trabalho desenvolvido pelos professores e entrega das tarefas individuais.
A sala foi dividida em dois grupos para leitura e discussão do mesmo.
Vimos que os algarismos são os vários caminhos para se chegar a um resultado, facilitando assim a sua execução, pois somente assim, o aluno poderá percorrer o caminho que julgar mais prático usando o algoritmo que achar mais seguro.
Um exemplo disso: fazer uma conta pelo processo breve, ou pelo longo; nós solucionamos o problema pelo caminho mais fácil, mas temos que mostrar os outros caminhos existentes.
Cevemos iniciar o algoritmo da adição utilizando o QVL, fazendo os agrupamentos e trocas, pois só assim a criança entenderá o sentido de “empresta”.
Já na subtração seria melhor começarmos a ensinar a criança usando os números sem reservas, para depois passar para as trocas.
DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013
No dia 04 de outubro demos continuidade ao curso. Iniciamos com a leitura do relatório pela professora Sandra Helena.
A tutora Edna Erler nos explicou novamente sobre os tópicos que compõe o portfólio.
Mostrou-nos alguns exemplos de atividades que podem ser trabalhadas com as crianças.
Fizemos o fechamento da TIS.
Perceber que a resolução por meio de cálculo mental facilita o processo de memorização com auxilio de material de contagem.
A tutora Edna Erler comentou ainda sobre o “Material Dourado”. São contas de plástico na cor dourada, inventado pela médica Maria Montessori (italiana).
Temos que apresentar para a criança as peças que compõem o material dourado (cubinho,a placa e a barrinha) e seus respectivos valores; ensinando-as a fazerem as trocas corretas. Usando várias possibilidades de trocas com as barrinhas.
Com o tempo a criança vai percebendo que essas trocas são infinitas.
Trabalhando vários exemplos tanto de adição como de subtração.
Fomos orientados pela tutora durante o desenvolvimento das atividades, orientando-nos quanto ao uso do QVL, que a principio deixou-nos apreensivos, mas com o tempo pegamos o jeito.
DIA 17 DE OUTUBRO DE 2013
Iniciamos o curso com a explicação da tutora Edna Erler sobre o portfólio e as TIS.
...