Trabalho De Economia Passo2
Ensaios: Trabalho De Economia Passo2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanessadarc • 6/11/2013 • 662 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Custos e Formação de preço de venda
Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda. O preço de venda costuma ser a chave do sucesso de muitos negócios. Portanto recomendamos que não use fórmulas improvisadas para fixar o preço de venda do que sua empresa vender. É mais Um Plano de Negócio sobre o qual você precisa ter domínio completo. A compreensão da oportunidade de negócio que encontrou e o domínio sobre a composição de custos de seu Comércio de Água Mineral, vão permitir que, desenvolva sensibilidade para fixação do preço de venda. Você terá de decidir por um equilíbrio entre duas equações básicas: Lucro (unitário) = preço de venda que o mercado pratica – (custo variável + despesas comerciais + parcela de despesa fixa) ou ( L = PVM – ( CV +DC+DF )
Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.
A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.
Quanto ao lucro, convém ressaltar que este pode ser fixado por produto, por hora de serviço ou atividade, ou ainda em termos de percentual sobre as venda. As despesas variáveis compreendem, entre outras: fretes sobre vendas, comissões, encargos financeiros para suporte do prazo de recebimento das faturas e tributos sobre vendas.
Somados todos os itens se determinará o preço. Este precisa ser avaliado, comparado, analisado, equalizado com os preços da concorrência.
- há excesso de custos industriais, mercadológicos ou de outras ordens, que estão sobrecarregando o preço?
- a formação do preço de venda está correta, em todas as etapas?
- os tributos estão aplicados de forma correta na planilha?
- a margem de lucro é compatível com a linha de produtos e o risco empresarial?
- foram somados todos os custos reais, efetivos, dos processos, matérias primas, embalagens e outros itens na formação do preço?
- os custos aplicados são os de reposição?
- a margem de lucro remunera adequadamente o capital empregado?
- foram incluídos os custos financeiros para financiamento ao cliente na venda a prazo?
- todos os tributos, comissões e outras despesas variáveis foram incluídos na planilha?
Para uma correta avaliação de itens de custos e formação do preço de venda, recomendo a leitura
...