Trabalho De GEOGRAFIA
Ensaios: Trabalho De GEOGRAFIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirote • 3/3/2015 • 529 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Teoria da Mais-Valia
Alex Azevedo Martins
Amil Rodrigues
Everson Pereira
Isaac Alves
Marcia Matos
Rosemiro Cardoso
Resumo
O estudo realizado a respeito da Teoria da Mais-Valia de Karl Marx, demonstra a relação de trabalho que ocorre no sistema capitalista, assim como as gênese das classes sociais voltada para a transformação do espaço socioeconômico, bem como as consequências resultantes deste processo na atual conjuntura da sociedade.
Palavras chave:Mais-Valia. Trabalho.Capitalismo.Espaço.
Introdução
O estudo realizado a partir da Teoria de Karl Marx sobre a Mais-Valia esclarece que é o valor que o trabalhador assalariado produz acima do valor pago por sua jornada de trabalho. Esse valor que se pode definir como sendo o trabalho não pago ao funcionário, é apropriado pelo capitalista. A Mais-Valia é, portanto a base da acumulação de capital e a exploração realizada pelo dono da produção, o que move o sistema capitalista. Para Marx a mais-valia é dividida entre Absoluta e Relativa. Mais-valia absoluta é um modo em que o capitalista obriga o trabalhador a trabalhar a um ritmo tal que, sem alterar a duração da jornada, produzem mais mercadorias e mais valor. Mais-valia relativa é o modo de produção mais dinâmico de todos os tempos, transformando continuamente seus métodos de produção e introduzindo incessantemente inovações tecnológicas (uso das maquinas), o qual contribui para um elevado indice de produção.
1-O Trabalho na Sociedade Capitalista.
Podemos afirmar que na sociedade capitalista o trabalhador é detentor de sua força de trabalho, que é vendida ao capitalista (dono dos meios de produção), em troca de uma remuneração que é suficiente para garantir a sobrevivência do mesmo e sua consequente reprodução, garantindo desta forma a multiplicação do contingente de trabalhadores. É importante ressaltar que no sistema capitalista existe uma exploração funcional do trabalhador, que garante a produção do lucro do capitalista, qual seja, a mais-valia.
“(...) é a forma especifica que assume a exploração sob o capitalismo, a diferença especifica do modo de produção capitalista, em que o excedente toma forma de lucro e a exploração resulta do fato da classe trabalhadora produzir um produto liquido que pode ser vendido por mais do que ele recebe como salario.”
Dicionário de Pensamento Marxista, Tom Bottomore, p. 227
2-Mais-Valia e as Atividades Econômicas.
As relações sociais de produção são as formas pelas quais os homens se organizam para executar as atividadesprodutivas. Para isso o homem utiliza e explora os recursos da natureza para obter alimentos, roupas, calçados, remédios e outras coisas que possibilitam a ele ter mais conforto e viver melhor. Em todas
...