Trabalho De Observação De PCP
Ensaios: Trabalho De Observação De PCP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elainerammos76 • 26/3/2014 • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 428 Visualizações
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
ENTREVISTA
Assis – SP 2013
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
ENTREVISTA
ANA CAROLINA DOS SANTOS
ANDRÉ LOPES DA COSTA - B85AGD7
AMANDA LIDO – B604328
BRUNA RAFAELA GUIZUM - B812AD7
DANIELE AP. MORAIS ALVARENGA -
DANIELE FERRAZ -
DILMA ROSA -
GISELLE GONÇALVES SALVAGNANI -
KELLY CRISTINA DA SILVA - A963FD8
JÉSSICA KAROLLINY OLIVEIRA -
PATRICIA MAGALHÃES RODRIGUES - B644BA0
Trabalho de Entrevista apresentado como atividade da Disciplina de
Psicologia Ciência e Profissão, do Curso de Psicologia, Noturno, 1º Semestre, sob a orientação da Professora
Marisa Silva
Assis - SP 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO______________________________________________04
2. OBJETIVOS________________________________________________06
3. JUSTIFICATIVA_____________________________________________07
4. METODOLOGIA_____________________________________________08
4.1. Local...................................................................................................................0
4.2. População...........................................................................................................0
4.3. Instrumento.........................................................................................................0
4.4. Procedimento......................................................................................................0
5. RESULTADOS_______________________________________________09
6. DISCUSSÃO DOS DADOS____________________________________ _12
7. CONCLUSÃO________________________________________________13
8. REFERÊNCIAS______________________________________________14
3. INTRODUÇÃO
A história da psicologia clínica vem desde o final do século XIX, o termo psicologia clínica foi usado pela primeira vez pelo americano Lightner Witmer. Ele fundou a primeira clínica de psicologia na Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos em que eram tratadas algumas crianças com queixas escolares.
Para MOREIRA (2007) a clínica psicológica tem suas raízes no modelo médico, no qual, ou seja, cabe ao profissional observar e compreender para, posteriormente, intervir, isto é, remediar, tratar, curar. Dessa maneira, a clínica psicológica esteve, por um bom tempo, distante das questões sociais.
A psicologia clínica é a parte da psicologia que se ocupa em estudar transtornos mentais e suas manifestações psíquicas. Essa área inclui (prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, encaminhamentos, dentre outros).
"Entendemos que a psicologia clínica se distingue das demais áreas psicológicas muito mais por uma maneira de pensar e atuar, do que pelos problemas que trata. O comportamento, a personalidade, as normas de ação e seus desvios, as relações interpessoais, os processos grupais, evolutivos e de aprendizagem, são objeto de estudo não só de muitos campos da psicologia como também das ciências humanas em geral" (MACEDO, 1984, p.8).
O diferencial da psicologia clínica das outras áreas de atuação do psicólogo é, sobretudo, por ser uma prática que consiste numa observação individual e singular: a escuta clínica. É um o espaço em que o paciente\cliente se apoia para expressar seus conflitos, medos, inquietações e sofrimentos a fim de buscar alívio emocional. É a área mais conhecida pelo senso comum, pois muitos associam a imagem do psicólogo somente ao modelo tradicional de terapeuta clínico, aquele que escuta e faz pontuações.
Se tratando do psicólogo clínico, ele é sim o profissional que atende o outro em sua singularidade, este apto a ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos com o objetivo de proporcionar alívio emocional e autoconhecimento.
O psicólogo pode atender às diversas demandas, bem como crianças, adolescentes, adultos, idosos, ajudando na recuperação do sujeito em sofrimento psíquico, sempre buscando a promoção da saúde.
O psicólogo clínico é o profissional que esta habilitado para realizar atendimentos ou psicoterapias, ficando por sua conta optar por uma abordagem teórica que dará base e sentido ao que é observado, como um conjunto de métodos estratégicos para conduzir o processo terapêutico e ajudar na resolução dos problemas. Com o objetivo de auxiliar os sujeitos a se conhecerem melhor e a lidar de forma mais assertiva com seus conflitos e tomada de decisões. Os atendimentos podem acontecer tanto a nível individual quanto grupal.
As psicoterapias foram criadas para todos os indivíduos que sofrem de algum distúrbio ou mal-estar que desejam corrigir, entretanto, estas também visam o aprimoramento pessoal e autoconhecimento, ainda que não sofram de distúrbios manifestos.
De acordo com Marques (1994) a identidade do psicólogo clínico, define-se pelo domínio de teorias, métodos compatíveis
...