TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Programação

Artigo: Trabalho De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Algorítimos e Estrutura de Dados, Banco de Dados II, Análise de Sistemas II, Desenvolvimento Orientado a Objetos I.

Prof. Marcio Chiaveli

Merris Mozer

Roberto Nischimura

Simone Tanaka

Almenara

2011

SUMÁRIO

1 CONCEITOS BÁSICOS 4

1.1 LISTAS LINEARES 4

1.2 FILO (PILHA) 4

1.3 FIFO (FILA) 5

2 LISTA ENCADEADA 6

2.1 ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA 6

2.2 ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA 7

3 PROPRIEDADES ACID 8

3.1 ATOMICIDADE 8

3.2 CONSISTÊNCIA 8

3.3 ISOLAMENTO 8

3.4 DURABILIDADE 8

4 ORIENTAÇÃO A OBJETOS 9

4.1 POLIMORFISMO 9

1. CONCEITOS BÁSICOS

1. LISTAS LINEARES

Lista linear é uma estrutura de dados dinâmica na qual seus elementos estão organizados de maneira sequencial. Os tipos mais comuns de listas lineares são as pilhas e as filas.

2. FILO (PILHA)

Uma pilha é uma lista linear na qual o primeiro elemento a entrar é o último elemento a sair. Também é chamada de FILO (First In Last Out ou em português, primeiro que entra / último que sai). Ela possui apenas uma entrada, chamada de topo, a partir da qual os dados entram e saem dela. Exemplos de pilhas são

as pilhas de pratos, pilhas de livros, etc. Exemplos de pilhas para informática temos a calculadora HP, gerência de memória, etc.

[pic][pic][pic]

Em pilha, as regras das operações temos as Inserções que será sempre no topo. Nas exclusões, da mesma maneira, o elemento excluído será sempre no topo. Na pesquisa, ela será feita apartir do topo.

3. FIFO (FILA)

Uma fila é uma lista linear na qual o primeiro elemento a entrar é o primeiro elemento a sair. Também é chamada de FIFO (First In, First Out ou em português, primeiro que entra / primeiro que sai). Na fila os elementos entram por trás e saem pela frente. A entrada é feita por trás e a saída é feita pela frente. Exemplos de filas são a fila de caixa de banco, a fila do INSS, etc; exemplos de fila na informática são os compartilhamentos de periféricos como impressoras, gerência de redes, etc.

[pic] [pic]

[pic]

2. LISTA ENCADEADA

É o mecanismo que estabelece a relação de precedência entre os nodos não de forma física, mas sim de forma lógica. Ao invés de manter os elementos agrupados numa área contínua de memória, ocupando células consecutivas, na alocação encadeada os elementos podem ocupar quaisquer células (não necessariamente consecutivas) e, para manter a relação de ordem linear, juntamente com cada elemento é armazenado o endereço do próximo elemento da lista. Desta forma, na alocação encadeada, os elementos são armazenados em blocos de memória denominados nodos, sendo que cada nodo é composto por dois campos: um para armazenar dados e outro para armazenar endereço.

1. ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA

É

um tipo de estrutura de dados dinâmica compostas por nós ligados apenas num sentido, isto é, do início para o fim.

[pic]

Neste caso, INFO indica a informação do nodo que é do tipo string (inteiro) onde pode ser armazenado o nome da pessoa, endereço, telefone entre outros. PROX é o ponteiro, onde informa o endereço ou referência de memória do próximo elemento.

[pic]

2. ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA

É um tipo de estrutura de dados diferente da simplesmente encadeada porque é adicionado ao nodo um segundo apontador que identifica qual o nodo antecessor. Exemplo:

[pic]

Na lista duplamente encadeada, INFO continua sendo a informação do nodo do tipo string, PROX continua sendo o ponteiro que informa qual o próximo elemento da minha lista, e ANT é o ponteiro adicionado que permite saber qual o elemento anterior.

Conclui-se que a desvantagem de utilizar duplamente encadeada é que utiliza-se mais espaço em disco e a complexidade dos algoritmos aumenta, mas a vantagem é que possibilita maior controle da lista, menos espaço em disco, maior confiabilidade e mais segurança, com menos risco de perda da lista.

3. PROPRIEDADES ACID

Para os gerenciadores de dados ou banco de dados, ACID são propriedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com