Trabalho De RH
Dissertações: Trabalho De RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arielar • 23/11/2013 • 3.187 Palavras (13 Páginas) • 314 Visualizações
ATPS - Esboço do Trabalho de RH
Etapa 1
A Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais
Atualmente, as organizações estão ampliando a sua visão e a sua atuação estratégica. O processo de produção envolve a participação conjunta de diversos parceiros dentro e fora da organização, cada um contribuindo com algum recurso. São eles:
-Os fornecedores contribuem com matérias prima, insumos básicos, serviços e tecnologias;
-Os acionistas e investidores contribuem com capital e investimentos, permitindo o aporte financeiro para a aquisição de recursos;
-Os empregados contribuem com o seu conhecimento, capacidades e habilidades, gerando decisões e ações que dinamizam a organização;
-Os clientes e consumidores contribuem com a organização, adquirindo seus bens ou serviços oferecidos no mercado.
As organizações, através de alianças estratégicas, buscam novos e diferentes parceiros, para consolidar e fortalecer seus negócios.
Dentro deste novo contexto, as organizações definem como tratar as pessoas, considerando-as como parceiros da organização. Elas são fornecedoras do conhecimento, habilidades, competências e aporte. Contudo, podem também ser consideradas como recursos organizacionais, ou recursos humanos, que precisam ser administrados, dentro dos conceitos e da ação do planejamento, da organização, da direção e do controle de suas atividades.
Conceitos de ARH, Gestão de Pessoas e de Gestão de Recursos Humanos
Administração de recursos humanos, gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos é uma associação de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. A sua finalidade é recrutar, selecionar, desenvolver, usar e reter os colaboradores dentro organização, na direção dos objetivos e metas da empresa.
Aspectos Fundamentais da Moderna Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas baseia-se em 3 aspectos:
-As pessoas como seres humanos, com personalidades próprias e diferentes entre si, cada uma com sua história pessoal, possuidora de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis à gestão de recursos humanos;
-As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, impulsionadores da organização, dotando-a de inteligência, talento e aprendizagem, indispensáveis à constante renovação e competitividade no mundo globalizado, com constantes mudanças e desafios.
-As pessoas como parceiros da organização, investindo esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, colocando-se como parceiros ativos, conduzindo a organização à excelência e ao sucesso. Daí a importância dos salários, incentivos, financeiros, crescimento profissional e carreira. É importante a reciprocidade na interação entre as pessoas e a organização.
O Processo de Gestão de Pessoas
A moderna gestão de pessoas refere-se às várias atividades integradas, como a descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem estar, entre outros.
A Administração de Recursos Humanos determina as políticas e práticas para administrar o trabalho das pessoas, sendo elas:
-Análise e a descrição de cargos e a modelagem do trabalho;
-Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados;
-Orientação e integração de novos funcionários;
-Administração de cargos e salários;
-Incentivos salariais e benefícios sociais;
-Avaliação e desempenho das pessoas;
-Comunicação aos funcionários;
-Treinamento e desenvolvimento das pessoas;
-Desenvolvimento organizacional;
-Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho;
-Relações com empregados e relações sindicais.
Os Seis Processos para a Gestão de Pessoas
Consistem no conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, sendo eles:
-Processo de agregar pessoas, utilizado para incluir novas pessoas na organização, conhecido como processo de provisão ou de suprimento de pessoas. Inclui o recrutamento e seleção de pessoas.
-Processo de aplicar pessoas, utilizado para descrever as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientando-as e acompanhando em seu desempenho. Inclui o desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.
-Processo de recompensar pessoas, utilizado para incentivar as pessoas a realizar as suas necessidades individuais mais elevadas. Inclui recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.
-Processo de desenvolver pessoas, utilizado para a capacitação e o desenvolvimento profissional e pessoal. Inclui treinamento, desenvolvimento, gestão do conhecimento, gestão de competências, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.
-Processo de manter pessoas, utilizado para criar condições ambientais e psicológicas que satisfaçam as necessidades das pessoas. Inclui a administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança, qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
-Processo de monitorar pessoas, utilizado para acompanhar e controlar as atividades das pessoas, conferindo os seus resultados. Inclui banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Esses processos se relacionam entre si, influenciando-se reciprocamente. O equilíbrio na condução de todos esses processos é fundamental, conferindo a necessidade do Balanced Scorecard para integrá-los, conferindo assim, se há a existência de um processo falho para não comprometer os demais.
Dentro dos processos do RH, existem as influências ambientais externas e as influências
...