Trabalho De Segurança Do Trabalho
Trabalho Universitário: Trabalho De Segurança Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianerocha • 19/8/2014 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
Introdução
A implementação de um Sistema de gestão de saúde e segurança é uma atitude muito importante que visa a identificar controlar e eliminar os perigos de acidente e doenças existentes nas organizações e visa promover a saúde dos trabalhadores. Tem como objetivo melhorar as condições e o ambiente de trabalho.
O sistema de gestão é muitas vezes utilizado nos processos de tomada de decisão de empresas e, também, de uma forma inconsciente no dia-a-dia, quer seja na compra de equipamento, na ampliação do negócio ou simplesmente na seleção de novo mobiliário.
A aplicação desse sistema de gestão da Segurança e saúde no trabalho baseia-se em critérios relevantes, em normas e em comportamentos.
A organização deve desenvolver um sistema de gestão que envolva desde a estrutura operacional até à disponibilização dos recursos, passando pelo planeamento, pela definição de responsabilidades, práticas, procedimentos e processos, aspectos decorrentes da gestão e que atravesse horizontalmente toda a organização.
É importante que o cumprimento da política da SST da organização deve ser assegurado pela gestão de topo, devendo ser revista periodicamente e sempre que necessário
Como a gestão de segurança do trabalho pode e deve integrar ações conjuntas com gestão de Recursos Humanos
Um sistema de gestão é definido como um conjunto de elementos, que se relacionam entre si, para estabelecimento da politica e objetivos e para a sua concretização. Ou seja, o conjunto de atividades e meios, para dirigir e controlar uma organização numa determinada área.
A implementação de um sistema de gestão passa pela definição de responsabilidades e regras de trabalho, permitindo uma atuação sistemática e organizada, o que se traduz numa melhoria continua da eficiência e eficácia da organização.
O sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho pode ser definido como o conjunto de método (tanto operacional quanto de gestão), de atuação na área de segurança e saúde com o objetivo de eliminar os perigos para a segurança e saúde ou minimizar os riscos de perigos nas atividades da organização.
Ao implementar um sistema de saúde e segurança do trabalho de acordo com as normas OHSAS 18001 ou NP 4397 a organização poderá solicitar a sua certificação. Esta norma é aplicável a qualquer organização que queira implementar um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho, independente do tipo e dimensão.
A norma NP 4397 é uma norma portuguesa adaptada da norma OHSAS 18001.
A norma OHSAS determina os requisitos que deveram ser assegurados pela organização no que diz respeito à gestão de segurança e saúde no trabalho.
O sistema esta focalizado no controle de riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Os perigos e riscos devem ser o ponto inicial para implementação do SGSST.
Para se iniciar este sistema é preciso um levantamento associados às usa atividades e a classificação dos riscos.
É impressendivel que a empresa conheça detalhadamente todos os perigos inerentes as suas atividades e gravidades dos riscos associados, de modo a pode atuar sobre eles de forma eficiente.
Estabelecer regras de trabalho e de meios de prevenção que minimizam os riscos de acidentes e de doenças profissionais, reduzindo o impacto que estes problemas acarretam como: indenizações, perdas materiais, seguros, interrupções, diminuição de motivação.
É importante também acompanhar os requisitos legais limitando os riscos de multas por não cumprir das regras legais.
Integrar estas ações também melhora a imagem e a credibilidade da empresa, pois melhora o desempenho do nível de segurança e saúde, através da identificação e controle dos riscos associados as suas atividades, traduzindo-se numa imagem positiva da empresa junto a clientes, trabalhadores e o publico em geral.
Esta integração visa à satisfação dos colaboradores e a prevenir a ocorrência ou minimizar a ocorrência de acidentes ou doenças profissionais.
Os requisitos para aquisição desse sistema são: Definição da politica, responsabilidade e autoridade, definição e planejamento dos objetivos, controle dos registros e processos, sensibilização e competências, identificação de não conformidades, avaliação de riscos, definição de ações corretivas e preventivas, auditorias internas, avaliação e medição, revisão da gestão, cumprimento dos requisitos legais, capacidade de resposta de emergência.
A estrutura do sistema de gestão de segurança do trabalho é constituída pelos seguintes elementos: Politica; Planejamento; Formação e Sensibilização; Implementação e Funcionamento; Medição, Analise e Melhoria; Revisão da Gestão.
Politica: é a orientação geral da organização relativa a ambiente e segurança.
Deve estabelecer uma orientação geral coerente com as características da organização, dos seus processos e produtos, assim como, com a cultura e personalidade da mesma e os objetivos estabelecidos pela gestão de topo. A política deve ser coerente com os riscos, com a legislação, com o propósito de melhoria contínua e deve poder ser facilmente compreendida e comunicada a toda a organização. Na elaboração da política, a organização deve ter consciência
...