Trabalho Decente
Ensaios: Trabalho Decente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 10814 • 10/10/2013 • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 370 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 5
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 6
2.2.1 Análise dos Avanços desde 2003 dessas prioridades............................... 7
2.3 TRABALHOS DECENTES NA REGIÃO 8
2.4 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 9
2.5 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 10
2.6 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 11
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O Brasil registra avanços em algumas áreas importantes na promoção do trabalho decente como o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho.
O trabalho é um dos principais vínculos entre o desenvolvimento econômico e o social, mas não suficiente para melhorar o desenvolvimento humano.
O trabalho decente busca o melhoramento nas condições de vida da sociedade através do emprego proporcionando aos cidadãos uma vida digna.
Com a criação da agenda do trabalho decente facilitou a luta pela a erradicação do trabalho infantil e a discriminação.
A intenção é construir uma reflexão sobre como o conceito de trabalho decente pode ser usado para o desenvolvimento social e o crescimento econômico por meio da participação dos trabalhadores.
E assim monitorar a qualidade e as condições de trabalho nas empresas brasileiras.
2 TRABALHO DECENTE
A promoção do trabalho decente deve visar não apenas à identificação de meios para geração de ocupação e renda, mas também o crescimento econômico, tendo uma atenção especial para os setores que gerem mais empregos e as organizações sociais que permitam melhor distribuição das riquezas.
O trabalho decente é reconhecer o valor do trabalho e do ser humano como aspecto central na nossa sociedade, é apresentar disposição para consolidar as conquistas e incentivar a sociedade na busca de alternativas para os desafios.
O direito a um trabalho decente permite atender as necessidades pessoais e familiares como a alimentação, educação, moradia, saúde e segurança.
Além disso, o trabalho decente é também estimula a produtividade das empresas, fazendo com que a economia aumente e assim proporcionado mais empregos a sociedade.
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE
Para se ter um trabalho decente e preciso ter oportunidade de emprego com rendimento justo e produtivo que garanta ao trabalhador uma qualidade de vida melhor.
É necessário ter liberdade para escolher o trabalho e ser livre na participação de atividades sindicais.
E também deve ser oferecidas condições de segurança para proteger a saúde dos trabalhadores e que eles possam ser tratados de forma justa sem descriminação para que sejam capazes de conciliar trabalho e responsabilidades familiares.
Os trabalhadores devem viver em condições de dignidade humana para que todos sejam tratados com respeito e possam participar das decisões sobre suas condições de trabalho.
Por isso essas condições são fundamentais para superar a pobreza, a fim de reduzir as desigualdades sociais, e garantir um desenvolvimento sustentável e democrático entre a sociedade.
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
A agenda nacional prioriza a geração de empregos melhores, com igualdade de oportunidades e combate à discriminação reduzindo a pobreza e da desigualdade social.
Investindo na área industrial, agrícola e no turismo para promover o desenvolvimento local, com foco no fortalecimento das micro e pequenas empresas e de programas de economia solidária e cooperativas, garantindo aos trabalhadores o seguro-desemprego, orientação profissional, qualificação e certificação profissional valorizando-se o salário-mínimo como instrumento de política salarial e de melhoria da distribuição de renda.
Garantir as mulheres, população negra, jovens, idosos e pessoas com deficiência os direitos a igualdade social, além de priorizar a geração de emprego.
A agenda nacional também visa à erradicação do trabalho escravo e a eliminação do trabalho infantil, por meio da realização e divulgação de pesquisas, estudos e avaliações do meio social.
Através das parcerias no local de trabalho garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores.
Agenda Nacional de Trabalho Decente 18
.
2.2.1 Análise dos Avanços desde 2003 dessas prioridades
Entre 2003 e 2010 foi possível obter avanços importantes no campo da promoção do trabalho decente no país.
Em maio de 2006, a agenda nacional do trabalho decente (ANTD) foi lançada em Brasília pelo ministro do trabalho e emprego, com o objetivo de contribuir à erradicação da pobreza e à redução das desigualdades sociais.
O processo de implantação da ANTD ganhou novo impulso no final de 2007, com a constituição de um grupo técnico tripartite de consulta e monitoramento.
Ouve uma melhoria nas condições da participação das mulheres e negros no mercado de trabalho, do ritmo de expansão do emprego formal, do aumento da proporção de pessoas ocupadas que contribuem para a previdência social, além de avanços na erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo.
Mas ainda existem problemas e desafios grandes, levando em consideração uma
...