Trabalho Final
Dissertações: Trabalho Final. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquelkelly • 14/11/2013 • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 693 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
CENTRO DE ESDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
RAQUEL APARECIDA DE BRITO DA SILVA
CLARISSA TESTONI
SUZETE MACARINI
LÍNGUA MATERNA: A ORAL E A ESCRITA
BLUMENAU
2012
RAQUEL APARECIDA DE BRITO DA SILVA
CLARISSA TESTONI
SUZETE MACARINI
LÍNGUA MATERNA: A ORAL E A ESCRITA
Projeto apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Conteúdos e metodologias do Ensino da Linguagem I, do curso de Pedagogia a Distância, do Centro de Educação a Distância/UDESC, sob a orientação da Profª Arice Tavares.
BLUMENAU, 2012
SUMÁRIO
1. TÍTULO DO LIVRO E ANO PARA O QUAL O LIVRO SE DESTINA....................................................................................................................03
2. ESTRUTURA DO LIVRO.......................................................................................03
3. TEMA......................................................................................................................03
4 . APORTE TEÓRICO..............................................................................................04
5. OBJETIVOS...........................................................................................................05
5.1 Objetivo Geral......................................................................................................05
5.2 Objetivos específicos............................................................................................05
6. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................06
7. CONTEÚDOS/ATIVIDADES PROPOSTAS...........................................................06
8. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................07
1. TÍTULO DO LIVRO E ANO/SÉRIE PARA O/A QUAL O MATERIAL SE DESTINA
O título do livro será “LÍNGUA MATERNA: A oral e a escrita”
Escolhemos este título por se tratar de um livro didático sobre a língua portuguesa direcionado ao 2º ano das séries iniciais, e como nesta fase o professor deve dar ênfase à oralidade também, pensamos que este título representa bem o conteúdo abordado.
2. ESTRUTURA DO LIVRO
Ao longo deste livro serão encontradas páginas que irão ajudar os educandos a apropriar-se das mais variadas formas de comunicação, através da linguagem falada e escrita de sua língua materna.
A estrutura do livro será composta por capítulos, onde apresentará um tema específico para ser desenvolvido.
Cada capítulo trará textos reflexivos e propostas de atividades a serem desenvolvidas em grupo e individualmente. Ao final de cada capítulo será realizada uma avaliação coletiva com participação de todos os integrantes do grupo em questão.
3. TEMA
Os temas a serem desenvolvidos no livro, tem a finalidade de se adaptar ao cotidiano do educando, apresentando a seguinte estrutura:
1- Este é meu nome e de meus familiares.
2- Minhas brincadeiras preferidas.
3- Conheça a rua onde moro.
4- Meus melhores amigos.
5- Vamos conhecer o bairro onde estudamos.
6- Esta é nossa cidade.
4. APORTE TEÓRICO
Num primeiro momento, devemos ressaltar que a língua divide-se em duas modalidades, a língua falada e a língua escrita.
A língua falada é adquirida pelo sujeito dentro do seu contexto social, a língua escrita é aprendida dentro dos espaços educacionais, portanto o sujeito quando chega à escola já apresenta certo domínio sobre uma das modalidades de sua língua materna e, precisa ser respeitado no seu saber para que o aprendizado da modalidade de língua escrita seja significativo.
Isto não significa que ele (o sujeito), não deva ser apresentado à norma culta da língua, mas que devemos respeitá-lo como sujeito ativo e participativo, para tanto devemos usar a concepção de linguagem interacionista para que trocas sejam feitas e assim o sujeito possa exercer seu papel de cidadão em toda a sua plenitude, derrubando assim o mito, como menciona Marcus Bagno, que falar a língua portuguesa é difícil.
Para que isso aconteça, a escola deve planejar situações de comunicação onde a fala de seus alunos seja consideradas um objeto de ensino. Segundo o PCN de língua portuguesa:
Não basta deixar que as crianças falem; apenas o falar cotidiano e a exposição
...