Trabalho RH
Casos: Trabalho RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 198201 • 15/11/2014 • 822 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Moderna Gestão de pessoas consiste em integrar várias atividades a fim de se obter efeitos simultâneos e multiplicadores tanto para a organização quanto para as pessoas que nela trabalham.
Segundo Chiavenato (2008): “A gestão de pessoas ajuda o administrador, seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, a desempenhar as funções de organizar, planejar, dirigir e controlar, porque ele não desempenha essas funções sozinho, mas com pessoas que formam sua equipe”.
Essa nova gestão é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, o capital humano, ou seja, nada mais é do que as pessoas que a compõe. Por isso, a gestão que lida com pessoas torna-se atividade fundamental para a sobrevivência e o sucesso de quaisquer organizações.
A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS. OBJETIVOS VERSUS REALIDADE.
As pessoas não fazem somente parte da vida produtiva das organizações, mas, constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionar-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada devido ao seu valor.
Dentro desse contexto, salientamos os aspectos fundamentais da Gestão de Pessoas: as pessoas como seres humanos, dotados de personalidade, conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis; as pessoas como ativadores de recursos organizacionais, impulsionadores da organização e capazes de dinamizá-la com seus talentos indispensáveis; as pessoas como parceiras da organização, capazes de conduzir a organização a excelência e ao sucesso; as pessoas como talentos fornecedores de competências, portadoras de competências essenciais ao sucesso da organização; as pessoas como capital humano da organização, principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização (CHIAVENATO, 2008).
As organizações bem-sucedidas estão percebendo que podem prosperar e manter sua continuidade quando passam a tratar seus funcionários como parceiros e fornecedores de competências e não mais como simples empregados contratados.
As pessoas podem reduzir ou aumentar as forças e fraquezas de uma organização, ser a fonte de sucesso ou de problemas, dependendo da maneira como elas são tratadas. Para que os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados, é necessário que as mesmas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
A Moderna Gestão de Pessoas consiste em:
o Ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão;
o Fazer com que as pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados;
o Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas por meio de capacitação e recompensas;
o Aumentar a auto atualização e a satisfação das pessoas no trabalho;
o Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho no que se refere ao estilo de gestão; liberdade e autonomia para tomar decisões; ambiente de trabalho agradável; camaradagem; segurança no emprego; horas de trabalho adequadas e tarefas significativas e agradáveis;
o Administrar e impulsionar mudanças;
o Manter políticas éticas e comportamento
...