TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre As Praças De Alimentação

Trabalho Universitário: Trabalho Sobre As Praças De Alimentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 8

Conceito

Praça de alimentação (em inglês food court) é um local dedicado em grande superfícies (como centros comerciais, aeroportos,hospitais, universidades etc.), destinado para o consumo de alimentos vendidos por restaurantes contíguos, usualmente no sistema de comida rápida (fast food) com fornecedores de alimentos e uma área comum para refeições self-service.

Praças de alimentação podem ser encontrados em shoppings, aeroportos e parques. Em várias regiões (como a Ásia, Américas e África), pode ser um desenvolvimento autônomo. Em alguns lugares de aprendizagem, tais como escolas e universidades, praças de alimentação também têm vindo a substituir ou complementar cafeterias tradicionais.

História

A praça de alimentação do segundo andar no shopping Paramus Park, em Nova Jersey, foi inaugurado em março de 1974, foi creditado como a primeira praça de alimentação de shopping centers com sucesso. Construída pelo Rouse Company, uma das principais empresas de construção de shopping do tempo, seguiu uma tentativa frustrada na Assembleia Plymouth Mall, em 1971, que teria falhado porque ele foi "considerado muito pequeno e pouco variada".

A definição completa de praça de alimentação nos remete ao estudo de um outro ponto importante para nossa sociedade já que é um espaço dentro de um edifício (como um shopping center), separado para concessões de alimentos, onde existem muitos pequenos restaurantes que compartilham uma grande área de mesas para seus clientes

Detalhamento

É composta por um número de vendedores em barracas de comida ou balcões de atendimento. As refeições são encomendadas em um dos vendedores e, em seguida, levando-as para uma sala de jantar comum. Um espaço aberto onde ninguém demarca lugares, e nem pagam a mais por isso. A comida também pode ser encomendada para viagem, para consumo em outro local, como uma casa ou local de trabalho. Neste caso, pode ser embalado em recipientes de alimentos de espuma, apesar de uma bandeja de alimentação comum utilizada por todas as bancas também pode ser utilizada para permitir que o alimento sejam transportados para a mesa. Também pode ter lojas que vendem refeições preparadas para os consumidores levarem para casa sem que haja o consumo rápido podendo ser armazenado e reaquecimento, tornando a praça de alimentação uma parada diária para alguns. Há também alguns lugares onde a comida é normalmente consumida com talheres de plástico.

As praças de alimentação norte-americanas e européias típicas têm cadeias alimentares principalmente rápidas, como McDonald´s. As cozinhas e escolhas são variadas, nas praças de alimentação maiores que oferecem mais opções globais. Nas praças de alimentação asiáticas e africanas são em sua maioria vendedores particulares que oferecem culinária local. Em Cingapura, praças de alimentação e centros de vendedor ambulante são a principal escolha de comer das pessoas quando jantar fora.

Os materiais comuns usados na construção de praças de alimentação são cerâmica, linóleo, fórmica, aço inoxidável e vidro, os quais facilitam a limpeza.

Definição de Shopping Center

Shopping center ou centro comercial é uma estrutura que contém estabelecimentos comerciais como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema, playground e estacionamento, caracterizado pelo seu fechamento em relação à cidade. É um espaço planejado sob uma administração centralizada, composto de lojas destinadas à exploração comercial e à prestação de serviços, sujeitas a normas contratuais padronizadas, para manter o equilíbrio da oferta e da funcionalidade, procurando assegurar convivência integrada. Os locatários pagam um valor em conformidade com um percentual do faturamento (de 5 a 9%) ou um valor mínimo básico estabelecido no contrato - o que for maior. O centro comercial, na maior parte das vezes, cobra por muitos serviços, como o estacionamento.

Os shopping ´s centers de média e grande dimensão funcionam como pequenas cidades, possuindo uma estrutura governamental (administração) e seus serviços de polícia e bombeiros (segurança), de limpeza, de abastecimento de água, de manutenção de infraestruturas etc.

No Brasil, os shoppings pioneiros foram inaugurados na década de 1960: Shopping do Méier, no Rio de Janeiro, e o Shopping Iguatemi, em São Paulo. Nas décadas de 70, 80 e 90 se iniciou novos empreendimentos desses segmentos. O banco BNDS também investiu nesses segmento a partir de 95, por acreditar que caracterizam grandes geradores de empregos, e maior qualidade que os comércios de rua oferecem. Hoje, o maior centro de compras do país é o Centro Comercial Leste Aricanduva, na capital paulista. Este posto já foi ocupado pelo Shopping Center Norte, também na capital paulista, o Barra Shopping, do Rio de Janeiro, o Shopping Center Recife, de Pernambuco e o Parque Dom Pedro de Campinas.

Os centros comerciais modernos normalmente pertencem a um único proprietário que celebra contratos de utilização das suas lojas, com cadeias ou outros tipos de utilizadores (lojistas). Os lojistas serão responsáveis pela condução do seu negócio, com maior ou menor autonomia, de acordo com as condições do contrato de utilização de loja. Mesmo nos casos onde o lojista tem uma grande autonomia, o proprietário tem algum controle sobre o negócio através da realização de auditorias ao funcionamento da loja ou do estabelecimento da obrigação de declaração periódica das vendas realizadas.

Internacionalmente a International Council of Shopping Centers é a organização que congrega os administradores dos shoppings. No Brasil existem duas organizações.: a Associação Brasileira de Shopping Centers, que congrega os administradores; e o Conselho Nacional de Entidades do Comércio em Shopping Centers (CONECS), que congrega os locatários das lojas nos shoppings através de sindicatos e associações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com