Trabalho Unopar
Trabalho Universitário: Trabalho Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/5/2014 • 1.560 Palavras (7 Páginas) • 469 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 ATIVIDADE 1 2
2.1.1 ATIVIDADE 2 5
2.1.1.1 ATIVIDADE 3 5
2.1.1.1.1 ATIVIDADE 4 6
2.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 5 6
2.1.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 6 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICES 10
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
1 INTRODUÇÃO
Os assuntos aqui mostrados neste trabalho são importantíssimos para que nos tornemos um bom administrador, começando pela estatística e probabilidade, pois são dois assuntos que são decisivos. A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. A estatística e uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.
Também temos a Matemática Financeira faz-se presente na rotina diária dos indivíduos, especialmente no cotidiano dos gestores e profissionais que necessitam da mesma para fins de tomada de decisão. O tema estruturador do ensino da Matemática tem como objetivo, entre outros, explorar conteúdos que envolvam diferentes formas de pensar em Matemática e diferentes contextos para as aplicações dos conhecimentos matemáticos.
O Comportamento Organizacional também é uma ferramenta muito importante para uma boa administração, pois consistem no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas.
2 DESENVOLVIMENTO
São três ramos principais da estatística: estatística descritiva, que envolve a organização e a dados; a teoria da probabilidade, que proporciona uma base racional para lidar com situações influenciadas por fatores relacionados com o acaso, assim como estimar erros; e a teoria da inferência, que envolve análise e interpretação de amostras.
A Estatística, de modo geral, constitui um valioso instrumento para tomada de decisões. Outra característica da Estatística é o uso de modelos. Estes são formas simplificadas de algum problema ou situação real. A característica fundamental dos modelos é o fato de reduzirem situações complexas a formas mais simples e mais compreensíveis.
Entretanto, a estatística e a probabilidade sob o ponto de vista da engenharia e de outras áreas das ciências exatas. Apresenta os conceitos por meio de uma sequência lógica e direta, material gráfico e exemplos e exercícios que auxiliam na aprendizagem. 'Probabilidade e estatística para engenharia e ciências' evidenciam por que, quando e como um determinado objeto deve ser estudado (RONALD, 2009, p. 10).
2.1 ATIVIDADE 1– A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?
Com certeza sim, pois, a estatística tem um papel muito importante para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística. Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos decisórios em empresas.
2.1.1 ATIVIDADE 2 – O USO DA ESTATISTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA AREA DE MATEMATICA E ESTATISTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Não, pois a Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal.
Tudo que envolve Estatística promove o levantamento de pesquisas estatísticas em suas aplicações técnicas e científicas, investigando, elaborando e testando métodos matemáticos e sistema de amostragem, bem como coletando, analisando e interpretando os dados relacionados com os fenômenos estatísticos, e ainda estudando e renovando a metodologia estatística a fim de estabelecer a sua evolução e desenvolvimento. E neste caso a matemática e a estatística são interligadas um ao outro.
2.1.1.1 ATIVIDADE 3 – DE QUE FORMA A ESTATISTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISOES DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇAO?
No mundo hoje vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar, o quanto a Estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões. A Estatística se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para coletas, resumo, organização, apresentação de dados.
E todas as vezes que precisarmos usar estatística para resolução de algum problema a ser estudado, será necessário o estabelecimento do planejamento de pesquisa, no entanto dados serão coletados tais como: cronograma das atividades; custos envolvidos; exame das informações disponíveis; delineamento da amostra, etc. e o passo seguinte é a coleta dos dados, que consiste na busca ou compilação dos dados das variáveis, componentes do fenômeno a ser estudado.
2.1.1.1.1 ATIVIDADE 4 – PORQUE AS ORGANIZAÇOES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS NO CONTEXTO LABORAL?
Todo o conceito de sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento. E tudo isso deve ser bem elaborado para que a organização se mantenha em um nível bem elevado em todos os sentidos, pois cada um destes elementos e necessário para o bom resultado.
2.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 5 – OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
De acordo com minhas pesquisas a cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes que influenciam o comportamento organizacional. Compreende, além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, um padrão de crenças e expectativas compartilhadas pelos funcionários que produzem normas inconscientes. Estas por sua vez, podem moldar poderosamente o comportamento dos indivíduos e grupos dentro das empresas. Para João Bilhim (1996), a cultura significa mais do que as normas ou valores do grupo, traduzindo-se numa resposta genérica aos problemas que podem surgir baseadas em sucessos conseguidos perante algumas situações passadas pela organização em todos os períodos.
A cultura organizacional influencia bastante o comportamento humano no contexto das organizações, pois tem características que não são inatas, e que se criam e se preservam através da comunicação e cooperação entre indivíduos numa sociedade, dessa forma, pode-se concluir que a cultura é transmitida ao longo do tempo.
2.1.1.1.1.1.1 ATIVIDADE 6 – O FATOR DE PRODUÇÃO TRABALHO É REPRESENTADO PELO CAPITAL HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES. PROCURE PESQUISAR E ENCONTRAR DADOS QUE DEMONSTREM A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR PARA PROMOVER O CRESCIMENTO ECONÔMICO?
A crescente competitividade no mercado de trabalho e a busca por melhores níveis de produtividade exigem, atualmente, investimentos cada vez maiores em qualificação profissional. Caracterizado pela instabilidade e flexibilidade, o mercado de trabalho demanda profissionais adaptados às transformações das décadas recentes. Este processo, também marcado pela maior concorrência entre os mercados mundiais, levou as empresas a contratarem trabalhadores melhor qualificados e que pudessem contribuir para a elevação da eficiência produtiva.
Inserido no processo de transformação pelas quais o mercado de trabalho tem passado recentemente, o trabalhador, como elemento fundamental do processo produtivo, depara-se com a necessidade de constante adaptação e reciclagem dos conhecimentos e habilidades adquiridos. As principais exigências, segundo Alves e Vieira (1995), são a maior capacidade de autoaprendizagem, compreensão de processos, capacidade de observação, interpretação e tomada de todas as decisões relacionadas à organização, assim como avaliação de todos os resultados.
O investimento em qualificação, assim como em qualquer outro tipo de investimento, é vantajoso quando o valor presente dos benefícios gerados pela qualificação é superior ao valor presente dos custos.
3 CONCLUSÃO
Podemos concluir que o gestor ter uma boa preparação nos dias atuais é importantíssimo, pois o novo jeito econômico existente hoje não esta aceitando com que o jeito amador de ser seja empregado, portanto vale a pena ressaltar o lugar do profissional de administração nas organizações. Quando o administrador se sente acomodado com tudo a sua volta, isso faz com que ele nunca cresça profissionalmente, e sua organização também não ira ter um bom desenvolvimento. Para isso é imprescindível que haja a presença de um administrador que dê suporte nos passos de ordem financeira, e um bom plano estratégico e operacional e que de muito resultados nos fundamentos da empresa.
Na prática, cada organização, pública ou privada, possui suas necessidades e condições, neste caso, o administrador deve se adequar à empresa e estabelecer por meio de planejamento quais as metas prioritárias relacionadas à missão e visão da organização para que seja repassada a equipe.
REFERÊNCIAS
FERNANDES, MARIO. Tiola. 7ª Edição. Rio de Janeiro – RJ: Editora. LTC. 1999.
TAVARES, MARCELO. Estatística Aplicada à Administração. Rio de Janeiro – RJ: LTC, 1999.
BATANERO, C., OTTAVIANI, G. & TRURAN, J. Investigación en educación estadística: Algumas cuestones prioritárias. Satistical Education Research Newsletter, Nº 2, Vol 1, 2000.
DONAIRE, Denis, MARTINS, Gilberto de Andrade. Princípios de Estatística. 4ª Ed, São Paulo: Editora Atlas. 1979
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística Geral e Aplicada. 3ª edição. São Paulo: Atlas – 2008
TOLEDO, Luciano Geraldo, OVALLE, Ivo Izidoro. Estatística Básica. 2ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.
APÊNDICES
APÊNDICE A –Livros e internet
ANEXOS
ANEXO A – Título do anexo
...