Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia no curso de Pós-Graduação da Educação Especial -SINAL.
Por: LucianaJhon • 23/10/2019 • Trabalho acadêmico • 636 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA – SINAL
LUCIANA APARECIDA DA SILVA
TRABALHO DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia no curso de Pós-Graduação da Educação Especial -SINAL.
Professora: Marcia B. Loretto.
RIO BRANCO
2019
O professor precisa se atentar em desenvolver em cada aluno um ser autônomo, fazendo com que cada dia ele desenvolva mais suas habilidades, a maioria dos profissionais se preocupa com carga horaria e conteúdo, esquecendo que o aluno é o principal sujeito da ação do professor. Esse profissional deve ter a sensibilidade de observar as capacidades desse educando, e dentro de seus limites desenvolver suas habilidades para que ele possa acompanhar as atividades propostas.
Cada aluno traz consigo talentos, habilidades e características únicas. Uns com facilidade nas linguagens outros preferem as matemáticas. Mas temos que nos atentar para suas histórias de vida singular, aquilo que foi aprendido em seu âmbito familiar, e respeitar as individualidades de cada um. Essa atenção voltada para a individualidade de cada um, é de suma importância para o desenvolvimento das atividades adaptando conforme a necessidade de cada um deles, além disso, é preciso de muita dedicação para que seja desenvolvido um trabalho de qualidade.
Não podemos achar que temos um roteiro pronto a seguir, a educação inclusiva e um processo que deve ser repensado diariamente fazendo as mudanças necessárias para que possa atender as necessidades de adaptação de cada educando. E um trabalho minucioso e que exige muita responsabilidade e dedicação. E por outro lado é muito gratificante quando o resultado trabalho é alcançado. Ver a evolução dos alunos e saber que a metodologia utilizada no cotidiano escolar está no caminho certo e os alunos estão evoluindo diante das propostas apresentadas, e muito significante para o professor, isso significa que os métodos utilizados em seu plano de aula estão indo de acordo com as necessidades de cada um. Isso faz toda a diferença na vida do profissional que mostra que está realmente comprometido com o que foi estabelecido e principalmente para o aluno que é o sujeito principal das ações desenvolvidas.
O Professor é um canal de comunicação através do qual vai fluir conhecimento. A postura do professor para tanto, é muito importante. Faz-se necessário pensar: Que valor poderá passar aos nossos alunos? Nas mãos do professor, muitas vezes, encontra-se a decisão que um aluno pode tomar que venha a modificar toda a sua vida. O verdadeiro Professor é aquele que desenvolve cuidadosamente os elementos positivos que se encontram nos alunos, harmonizando-os com os negativos e construindo assim a maravilha da individualidade do homem integrado.
A Escola é o local de estímulo e construção do saber e vai preparar o indivíduo a interagir com o meio em que vive. A Escola não se limita somente ao espaço físico, mas, age e transforma em conjunto com a família e as instituições sociais que colaboram na construção do saber, integrando-os, da origem do próprio saber à sua elaboração. É através da Escola que se envolve e estimula a educação transformadora, através do seu dinamismo em renovar, inovar e vivenciar o saber, que não deve ser estático, pronto. O papel da Escola como agente de transformação é ampliar a liberdade e a compreensão do mundo de cada cidadão.
...