Trabalho de Sociologia – Filme Preciosa
Por: Rosângela Rodrigues • 3/10/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 488 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Trabalho de Sociologia – Filme Preciosa
Preciosa é a história de uma adolescente de 16 anos, pobre, negra, obesa, analfabeta, mãe solteira, moradora de um bairro pobre de Nova York, que convive diariamente com preconceitos, violência doméstica, abuso sexual e violência psicológica.
1- De que forma preconceito, discriminação e estereótipos são relatados no filme?
Neste filme, o preconceito, discriminação e estereótipos são relatados através de situações vividas no cotidiano da Personagem, que fogem da normalidade ou que são consideradas inadequadas às instituições familiar e social. Além das agressões sofridas em casa, descritas através de episódios constantes de violência psicológica, física e sexual perpetradas pela sua mãe e também por seu pai, resultando em 2 filhos, frutos deste abuso, Preciosa sofria com preconceito no bairro onde morava, sendo chamada de baleia orca, gorda, feia, o que a forçou a ser uma garota solitária e sem amigos; além do sofrimento em casa e na rua, também foi vítima de bullying pelos colegas da escola, o que a fez se isolar no fundo da sala, sem participar efetivamente das aulas e consequentemente sem aprender a ler e escrever durante todo seu período escolar. Comprovadamente sofreu preconceito quando foi transferida da escola regular para uma escola alternativa e mesmo nesta nova escola, viveu um período inicial de preconceito por causa da sua gordura e gravidez. Em um outro momento podemos notar o comportamento preconceituoso da mãe de Preciosa com Mongo, criança portadora de Síndrome de Down, tratada como mongoloide e desprezada por tal deficiência. Em outra cena, após a morte do pai de Preciosa, vítima da AIDS, a mãe não reconhece a possibilidade de ter a doença porque não fez sexo “por trás”, sugerindo com esta afirmação, a crença de que a transmissão da doença só se dá através do sexo anal e, em uma mesma linha de raciocínio, quando se descobre que a professora da escola regular é homossexual, e surge a lembrança de Preciosa de sua mãe dizendo que homossexuais são pessoas ruins.
2- Como os contextos culturais influenciam nos tipos de noções comportamentais?
A cultura é aprendida por meio de um processo de sociabilização com a família e com outras instituições básicas (amigos, escola, etc.), o meio que você vive, determina o seu tipo de comportamento.
No início do filme, tudo o que Preciosa vê a sua volta é violência, pobreza, preconceito e estagnação, o que a força à constante fuga da realidade e a se fazer invisível, em vários momentos, visto que não se encaixa em nenhum padrão imposto pela sociedade. A partir do momento que começa a conviver com pessoas diferentes, que mesmo com todas as adversidades, seguem em frente, batalhando por uma vida melhor, a personagem começa a ter uma nova visão do mundo e, encorajada pelos novos amigos, passa a ver novas oportunidades e segue firme no seu propósito de dar uma vida digna para si e para seus filhos.
...