Trabalho de Teoria e Técnica Profissional
Por: livianlipe • 3/9/2021 • Dissertação • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1] Sociedade de Ensino Regional Ltda. Colégio SOER | Autorização do Colégio SOER - Portaria DRE 27/03/2007, Publicado DO 28/03/2007 Credenciado e autorizado em Educação a Distância - CEE/SP - Parecer 250/10 Autorização dos Cursos de EJA Fundamental e Médio/EAD - CEE/SP - Parecer 49/12 Recredenciado - CEE/SP - Parecer 168/16 / Portaria CEE-GP nº 163/16 Rua Ipiranga, 681 – Nova York – Araçatuba/SP, CEP: 16018-305 Fone/Fax (18) 3625-6960/ 3117-7481/ 3117-7482 www.colegiosoer.com.br / contato@colegiosoer.com.br |
Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo
nome
Turma:
RA:
Trabalho de Teoria e Técnica Profissional
cidade
ano
Pensando em uma viagem de excelência e bem organizada, dentre as funções e atribuições do Guia de Turismo, ao acompanhar uma viagem, principalmente no caso da viagem em questão, inicia -se com a organização do material pessoal junto à agência organizadora da mesma.
O Guia de Turismo também deve ter em mãos a lista de passageiros contendo dados pessoais, telefone, horário e local de embarque. Além disso, é importante estar portando o roteiro da viagem com detalhamento diário, uma relação do hotel e restaurantes com endereços e telefones, bem como o rooming-list do hotel, vouchers, notas de pagamentos, papel timbrado, etiquetas para malas, crachás, questionários preventivos e dinheiro para despesas extras.
É imprescindível ao Guia de turismo estar no local de embarque com antecedência, para que possa vistoriar o meio de transporte quanto à higiene e conforto, além dos equipamentos e serviços de bordo e deixando o som ambiente ligado.
Durante o procedimento de embarque o profissional de turismo receberá os voucher e/ou passagens, checará a identidade de cada um com a relação de passageiros e anotará o número de bagagens registrando-os com etiquetas e fitas coloridas para facilitar o check-in e checkout no hotel. Após isso, o guia pode entregar aos motoristas os volumes que serão transportados no bagageiro, e assim liberar o embarque dos passageiros.
Antes de começar a viagem propriamente dita, o guia deve posicionar-se em meio ao corredor, frente à cabine, para cumprimentar a todos e fazer a sua apresentação formal. Em seguida deve agradecer pela preferência, apresentar os motoristas e colocar em evidência o responsável pela viagem. É interessante também passar algumas informações sobre o ônibus, serviços oferecidos e, esclarecer dúvidas que, por ventura, surgirem. Também é importante fazer a apresentação dos passageiros para que o grupo possa se conhecer melhor. Também podem ser realizadas dinâmicas para facilitar a interação entre as pessoas.
O serviço de bordo é algo digno de atenção, sendo um deles servido na viagem de ida e outro na viagem de volta. Em caso de viagens noturnas, deve-se informar que as luzes serão desligadas para descanso. Quanto às paradas, o guia precisa explicar aos passageiros o que irão encontrar e o tempo de duração que, em sua maioria, são de 30 minutos para paradas simples, e de 60 minutos para horário de refeição. O guia e os motoristas podem usar este tempo para organizar mantas e travesseiros, desembarcar o lixo recolhido e reabastecer café e água. Em complemento, deve-se verificar como está o atendimento ao grupo. Ao término do intervalo, o guia aguardará o grupo na porta do ônibus, fazendo o controle dos passageiros e verificar com os mesmos se houve esquecimento de algo no local. Estando tudo dentro da conformidade, avisa-se ao motorista para seguir viagem.
Durante o percurso da viagem, é de grande importância ter materiais para distração dos turistas, como brincadeiras, filmes e músicas. Ao passar por cidades turísticas, o guia deve passar informações como localização, história, população e atrações. Caso a cidade faça parte do roteiro, é preciso fornecer ainda mais informações sobre o local, verificar as atividades programadas, dar sugestões quanto ao tempo livre, bem como locais para compras e outras atividades. Deve-se tomar cuidado para que desembarquem próximo ao ônibus e em local seguro e marcar um ponto de referência e horário para retorno. O Guia descerá por primeiro para ajudar os passageiros no desembarque, e no horário de retorno estará aguardando na porta do ônibus.
...