Tratando o exaustão emocional
Seminário: Tratando o exaustão emocional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talita3093 • 28/9/2014 • Seminário • 371 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Tratamento da exaustão emocional
Escrito por Eric Benac | Traduzido por Antônio Melo
•
•
•
•
A exaustão emocional acontece até com as melhores pessoas
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
A exaustão emocional acontece até com as melhores pessoas, geralmente durante os períodos de estresse, excesso de trabalho ou problemas de relacionamento, quando mais precisamos de energia e de uma perspectiva positiva. Felizmente, é uma condição que pode ser tratada.
•
Sintomas
Se você não tem certeza que está emocionalmente esgotado, procure os sinais reveladores. Seu sono pode ser interrompido, ou você pode estar com baixa auto-estima. Nervosismo, irritabilidade, frustração, ansiedade e depressão também são características da exaustão emocional. Os sintomas físicos podem incluir fadiga, dores de cabeça persistentes, dor de estômago, palpitações e sudorese. Você também pode estar dependente de álcool, drogas ou alimentos.
Mudanças no estilo de vida
Mudanças no estilo de vida podem aliviar alguns sintomas da exaustão emocional. Fazer exercícios pode melhorar o seu humor, dando-lhe uma injeção de adrenalina, além de lhe dar um sentimento de realização. Comece com 20 minutos todos os dias para construir a sua resistência, e aumente o tempo conforme seu bem-estar. Coma alimentos saudáveis e limite a ingestão de gordura. Gordura e açúcares simples dão ao açúcar no seu sangue um estímulo rápido, que desaparece lentamente. Comer açúcares mais saudáveis que venham de frutas e grãos lhe dá um impulso de energia maior e mais prolongado que mantém você equilibrado e feliz. Tente limitar as exigências sobre o seu tempo e energia. Faça algo agradável uma vez por semana. Faça uma viagem, relaxe em um spa, nade ou compre algo agradável para si mesmo.
Ajuda profissional
Às vezes, as mudanças no estilo de vida não são suficientes. Você pode precisar participar de um grupo de auto-ajuda ou procurar aconselhamento. Nos grupos de auto-ajuda os membros discutem os seus problemas. Isso pode ajudar a eliminar parte do isolamento emocional que vem com a exaustão emocional. Ao falar com pessoas que se sentem da mesma maneira que você, você pode se sentir melhor ao perceber que não está sozinho. Se precisar de ajuda mais intensa, você pode querer falar com um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra. Com isso você pode chegar à raiz problema que está esgotando suas energias; ou também receber ajuda através de medicamentos.
...