Tuberculose
Trabalho Escolar: Tuberculose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlaletrista • 14/11/2014 • 998 Palavras (4 Páginas) • 2.768 Visualizações
TURBERCULOSE
TUBERCULOSE
Este trabalho é referente à matéria de microbiologia com o tema tuberculose a apresentação será feita para a Professora Luciangela Pines de Melo.
- Mogi / 2014 –
Sumário
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I – TUBERCULOSE
1.1. Causas
1.2. Sintomas de Tuberculose
1.4. Tratamento da Tuberculose
1.5. Prevenção
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A tuberculose é uma doença grave e infecta- contagiosa, causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, mais conhecido como bacilo de Koch, é transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória a partir do contato com gotículas de agua contendo o bacilo durante o ato da fala, da tosse, do riso, e espirro de pessoas infectadas pelo bacilo, mas, porém se houver uma resposta imunológica o desenvolvimento da doença pode ser impedido, a tuberculose pode atingi todos os órgãos do corpo e em especial os pulmões. É uma patologia muito antiga nos hesmiferios ocidental e oriental e atingiu grandes porções no final do século XVIII e XIX, houve um declínio nos números de casos trazendo a esperança da erradicação no inicio do século XXI, mas ficando somente a esperança. A presente pesquisa abordara o grande aumento na incidência de casos de tuberculose que atingem toda a população mundial, abordara também quais faixas etárias e os grupos de risco mais susceptíveis a contaminação sabendo que antigamente a tuberculose era considerada uma doença de idosos e hoje em dia esta incidente em indivíduos jovens entre 25 e 44 anos e crianças.
TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch em homenagem a Robertto Koch que identificou o Mycobacterium tuberculosis em 1882. Essa Bactéria afeta principalmente os pulmões, sendo que mais de 85% dos casos ocorre nos pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. (membranas que envolvem o cérebro).
1.1. CAUSAS
A turberculose no geral é causada por uma infecção Mycrobacterium turbeculosis ou Bacilo Koch (BK). Outras espécies de microbactérias também podem causar a Tuberculose. São elas: a Mycrobacterium Bovis, africanium e micróti.
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas, pessoa com tuberculose expelem ao falar, espirrar ou tossir, penas gotas de saliva que contem o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro individuo contaminando-o.
Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alvéolos, eles ocasionam uma rápida resposta inflamatória, envolvendo células de defesa. Caso ocorra falha neste mecanismo, os bacilos começam a se multiplicar.
Má alimentação falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o favorece o estabelecimento da Tuberculose.
. Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose doença em qualquer fase da vida. Isto acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos “sob controle” e eles se multiplicam rapidamente. Pode acontecer também, reativação exógena, na qual ocorre uma nova exposição a bacilos mais virulentos e que resistem à forte resposta imunológica desencadeada pelo hospedeiro.
1.2. SINTOMAS DE TUBERCULOSE
Alguns pacientes não exibem nenhum incidiu da tuberculose, outros apresentam aparentemente simples
...