Tudo é Vendável?
Trabalho Universitário: Tudo é Vendável?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tacinoir • 5/9/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Tudo é vendável?
Por Taciani Karina Ribeiro
Vivemos em um mundo absolutamente capitalista, onde tudo se vende, tudo se constrói e tudo é possível quando se tem como pagar, resumindo, estamos em uma sociedade em que todas as relações humanas são gerenciadas através da economia. Tudo bem que o mercado é, sem dúvida alguma, a mais perfeita ferramenta de criação e distribuição de riquezas, mas há um enorme perigo em acreditar que se possa pôr um preço em tudo.
Pensando neste assunto, pode-se refletir sobre a palestra motivacional "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez" do Dr. Steven Dubner, que é considerada atualmente, uma das dez melhores do país, e que utiliza como meio de motivação aos seus espectadores a deficiência física de outras pessoas.
As palestras motivacionais são instrumentos que deveriam ser utilizados para levantar a autoestima de seus consumidores pelo simples fato do bem estar, porém, na maioria das vezes o que vemos é apenas um belo circo armado, para que os funcionários trabalhem mais e melhor, ou até mesmo para que comprem livros de autoajuda, com soluções imediatistas e mágicas, portanto, nada mais é do que um “negócio”.
No decorrer de sua explanação, Dubner utilizou da psicologia, que pode até ser considerada barata, onde demonstrou algumas pessoas que são vencedoras mesmo tendo algum tipo deficiência, enquanto os espectadores, que possuíam todos os membros do corpo estavam descontentes com o seu trabalho, ou não estavam “rendendo o suficiente”.
É deprimente quando se percebe que sempre há segundas intenções na realização de
palestra do gênero, que sempre há alguma teoria para vendas, seja de apartamentos, de carros ou qualquer outra coisa, mas em geral, exige a finalidade única de vender. E quem fica verdadeiramente motivado? Aqueles que no final ficarão com os lucros, aqueles que contratam os palestrantes e os enxerga como investimentos.
Quando a empresa investe em um evento com uma pessoa como Dr. Steven para mostrar aos seus empregados que a vida dos mesmos não é tão ruim assim, pois, se locomovem com facilidade, fazem tudo com autonomia enquanto outras pessoas são completamente dependentes de outros, ela não está realmente pensando na motivação dessas pessoas, de quanto elas podem ser felizes, mas apenas em ganhos, pois sabemos que uma pessoa motivada produz mais, além de contagiar seus colegas. Pensando desta maneira, contratar um palestrante motivacional, não é um mal negócio, muito pelo contrário.
Infelizmente um dos lemas da sociedade atual é bem conhecido: “O dinheiro não traz felicidade, manda buscar”, e não há problema em usar psicologia, show de mágica barata ou atração de circo para assegurar alguns cifrões a mais na conta bancária.
...