Turismo Em Massa
Resenha: Turismo Em Massa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: construblockcn • 15/9/2014 • Resenha • 587 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
A passagem do fordismo para o capitalismo flexível acabou por transformar os paradigmas da atual sociedade, chegando a revolucionar as atividades humanas, dentre elas a turística. Da produção em massa à fabricação de produtos especializados e indivualizados, o capitalismo pós – moderno torna-se mais exigente, mais excludente, mais segmentado e contraditório. Neste contexto o mundo torna-se cada dia mais idêntico, mas as pessoas buscam o diferente, o específico, o particular.
Como um dos fenômenos marcantes da atualidade, o turismo é uma das mais pujantes atividades econômicas mundiais, principalmente o setor de serviços, sendo considerado um dos três líderes mundiais em produtividade, com a conseqüente ampliação da oferta de emprego e geração de renda. Entretanto, seu desenvolvimento sempre esteve pautado no mesmo molde de qualquer outra atividade humana – o enfoque econômico. Enquanto o turismo pode contribuir sensivelmente para o desenvolvimento sócio – econômico e cultural de amplas regiões naturais, tem, ao mesmo tempo, o potencial para degradar o ambiente natural, as estruturas sociais e a herança cultural dos povos.
Com a ausência de um planejamento integrado, a exploração comercial do turismo mundial vem contribuindo, desde os anos 50, para o desequilíbrio ecológico, para a desagregação social e para a perda de valores culturais das comunidades anfitriãs, além de danos ao patrimônio histórico. O turismo passou a ser caracterizado como atividade de massa e tornou-se um voraz consumidor da natureza.
Fugindo da estressante vida cotidiana nos grandes centros urbanos, legiões de turistas buscam gozar suas férias o mais próximo possível do ambiente natural sem a preocupação devida com as possíveis alterações ambientais, culturais e sociais que possam estar ocorrendo em função desta massificada presença em determinadas destinações.
Qualquer atividade turística implica na utilização do espaço, meios e lugares, os quais requerem organização e planejamento na instalação da infra – estrutura e dos serviços. A ocupação do espaço pela construção de equipamentos turísticos pode gerar descaracterização dos núcleos originais, culminando, em casos extremos, com a segregação social e / ou espacial. Isto tem ocorrido com o turismo dito convencional, onde, de fato, temos muitos casos já clássicos no mercado brasileiro que exemplificam como pode ser desastroso para a cultura e o meio ambiente de um núcleo receptor as atividades turísticas de massa com ausência de um planejamento sério e prévio ao seu desenvolvimento.
Calcula – se que mais de 180 milhões de pessoas em todo o mundo vivam direta ou indiretamente do turismo, movimentando mais de US$ 3,5 trilhões anualmente, sendo assim um dos ramos de atividade que mais cresce em todo o mundo (OMT – Organização Mundial de Turismo).
Ante a crescente degradação em âmbito mundial do meio ambiente decorrente de inúmeros fatores, como crescimento demográfico incontrolável, aumento da pobreza, implantação de pólos industrias poluidoras, falta de educação ambiental, desrespeito à legislação ambiental, incompetência da fiscalização etc, locais outrora naturais e de beleza cênica estão sendo poluídos ou mesmo desaparecendo, prejudicando assim a prática do turismo.
Estamos vivendo
...