Título Do Projeto: Avaliação Da Composição Corporal E Da Aptidão Cardiorrespiratória.
Dissertações: Título Do Projeto: Avaliação Da Composição Corporal E Da Aptidão Cardiorrespiratória.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiao66 • 10/11/2014 • 2.284 Palavras (10 Páginas) • 1.034 Visualizações
SEBASTIÃO SOARES- 1106595
PROJETO DE PRÁTICA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina _Medidas e Avaliação da Atividade Motora_como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Eduardo Schneider Machado.
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
Título do Projeto: Avaliação da composição corporal e da aptidão cardiorrespiratória.
Entrega do Projeto: 12ª Semana
1. Descrição do Projeto
Este projeto tem a finalidade de aplicar os conhecimentos teóricos da disciplina de Medidas e Avaliação da Atividade Motora na prática profissional. Para prescrever a atividade física, é imprescindível avaliar o sujeito para, posteriormente, prescrever de forma coerente e individual a atividade física que será praticada. É essencial que se avalie a composição corporal e, na maioria dos casos, a aptidão do componente cardiorrespiratório. A avaliação da composição corporal verificará se o indivíduo se encontra com um percentual de gordura corporal adequado, ou se é necessário, por meio da atividade física e alimentação, alterar este percentual. A avaliação do componente cardiorrespiratório é de fundamental importância para prescrever atividades predominantemente aeróbias, que são fundamentais para a saúde e melhora do desempenho na maioria das modalidades esportivas. Portanto, este projeto avaliará a composição corporal e a aptidão cardiorrespiratória de cinco alunos praticantes de academia ou qualquer outra atividade física.
2. Público-alvo
Para realizar esta avaliação, o aluno deverá localizar cinco praticantes de atividade física, como, por exemplo, treinamento em academias, clubes, corrida, ciclismo, natação, futebol ou outras modalidades.
3. Objetivos
Determinar o percentual de gordura corporal. Avaliar a aptidão do componente cardiorrespiratório.
Variáveis antropométricas, aptidão cardiorrespiratória de atletas juvenis de futsal.
Introdução:
Através de leituras históricas percebemos a preocupação do homem com a construção de uma forma física ideal. É evidente que este fenótipo físico, oriundo de heranças fi-lo genéticas do processo de evolução, foi construído a partir de atividades primitivas
e, ainda, fruto do processo de adaptação, característica da busca pela sobrevivência humana. Na atualidade, esta mesma estrutura anatomofuncional está atrelada a valores culturais impostos pela sociedade contemporânea, com maior ênfase à estética do que
à funcionalidade.
Em nosso processo civilizatório, muitas taxonomias para a corporeidade foram criadas. Na Grécia antiga, Hipócrates classificou estas formas corporais em duas categorias: “habitus ptisicus”, individuo magro com predominância no eixo longitudinal, e “habitus apopeticus”, indivíduos maiores com predominância no eixo transversal1,2. Posteriormente, surgiram outras taxonomias.
Atualmente, utilizamos o somatótipo de Heath & Carter como um dos modelos científi-cos que expressam as características físicas baseadas em traços de fenótipos. O somató-tipo é uma descrição semi-quantitativa da forma relativa existente e da composição corporal humana, que é expressa por três valores numerais representantes do componente físico, exposto sempre na mesma ordem: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia. Além disso, o somatótipo é um resumo quantitativo do tipo corporal
do indivíduo e através dele podemos definir a quantificação da forma e da composição atual do corpo humano.
A endomorfia é caracterizada por predomínio no volume abdominal flacidez muscular e pequenas dimensões relativas das extremidades. A mesomorfia caracteriza-se por um acentuado desenvolvimento muscular e ósseo, com as medidas torácicas predominando sobre as abdominais. Na ectomorfia é predominante um aspecto de fragilidade, hipotonia muscular e magreza, com as medidas do comprimento dominando sobre os diâmetrose circunferências.
A idéia central deste estudo é analisar a composição corporal atual do indivíduo e, assim, compará-la com modelos já estruturados.
As classificações deste modelo são expressões numéricas que não possuem uma unidade específica nem valores máximos.
Valores na faixa de 1 a 2,5 são considerados baixos; entre 3 e 5, moderadas; de 5,5 a 7, altas; e acima de 7,5, muito altas.
Também são encontrados valores de 12 ou mais, porém raramente.
No Brasil, a somatotipologia tem tido como propósito caracterizar perfis específicos de atletas em diversas modalidades esportivas, classificando estes quanto à sua função ou posição na tática dentro da equipe, bem como facilitar a busca e seleção de talentos
esportivos. É altamente necessária a criação de modelos amparados na ciência que sirvam de suporte para a seleção e detecção dos talentos esportivos.
Em esportes coletivos e individuais podemos analisar alguns estudos referentes ao somatótipo de atletas do sexo feminino como nadadoras, atletas de ginástica olímpica, handebol, voleibol e futsal.
Na década de 80, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) autorizou oficialmente a prática do futsal. Nesta época, porém, a educação física “burguesa, branca e machista” que predominava no país, não atendia com igualdade as ramifica-ções da sociedade multicultural, que sofria ainda com preconceitos de raça, classe social, religião e, principalmente, gênero. Em 1986, a revogação do decreto do Conselho Nacional de Desportos, imposto pela ditadura militar, que proibia às mulheres a prática de atividades físicas e esportivas envolvendo lutas, halterofilismo e jogos de contato físico, comoo futebol, fez o futsal começar a ser difundido com maior força no país. Observou-se a evolução deste esporte nestas duas décadas. Até 2003, a Taça Brasil de futsal feminino
...