UMA EMPRESA COMPETITIVA
Artigo: UMA EMPRESA COMPETITIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/5/2014 • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 367 Visualizações
Destaca-se aqui um panorama de atuação da organização:
Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam, forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, é mutável e turbulento, onde as mudanças em aspecto constante. Drucker utilizava a expressão era de descontinuidade para representar um mundo onde a mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas.
A descontinuidade provoca uma total ruptura com o passado e trona-se difícil qualquer previsão a respeito do futuro. Naisbitt preocupou-se em definir as magatendências( grandes mudanças). Todas essas transações provocam profundos impactos na vida de uma empresa. O sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa.
A ênfase pragmática nas técnicas e no “como fazer as coisas” com a utilização de fórmulas e receitas universais de gerência já utilizadas com sucesso, sem que visualize cada situação como uma nova e diferente situações. O mais importante do que o como fazer é o que fazer. Nisso reside a essência fundamental da administração contemporânea: a visão estratégica de cada operação.
O administrador precisa hoje em dia estar perfeitamente informado a respeito de forças e variáveis como a globalização e a competitividade, o desenvolvimento tecnológico e da informação.
Apesar da importância estratégicas que a ARH tem para a organização , muitas das atividades da ARH continuam a ser de natureza operacional. Podem-se distinguir três níveis de atuação da ARH no contexto organização : nível estratégico, tático e operacional.
Niveis de atuação da ARH
NIVEIS ESTRATEGICOS
ADMINISTRADORES DE TOPO *Melhoria das condições de trabalho
*Definiçao de políticas de gestão participativa
*motivação e liderança eficaz
NIVEIS TATICOS
GERENTES *Recrutamento e seleção
*Treinamento e desenvolvimento
*Avaliaçao de desenpenho
*Sistema de remuneração
NIVEIS TATICOS
SUPERVISORES DE 1º LINHA *Arquivo de pessoal
*Gestao de contratos
*Processamentos de salários
*Controles de horarios
As organizações globais diferentes das organizações multinacionais de estilo colonial das décadas de 1960 e 1970. Mas, servem para todos os seus consumidores em mercados básicos com igual dedicação, onde quer que eles estejam. Seus sistemas de valores é universal e não é dominado por dogmas locais ou regionais. Outro aspecto importante é que as organizações globais se fundamentam em valores comuns e compartilhados de crenças e de confiança.
A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:
• O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação(TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;
• A ênfase no conhecimento e não mais na matérias-primas básicas;
• A formação de espaços pluri- regionais ( como Nafta, comunidade Européia, Mercosul );
• A internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos;
• A gradativa expansão dos mercados;
• As dificuldades e limitações dos Estados modernos e a obsolência do direito;
• O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.
Na globalização as relações econômicas superam os controles e barreiras dos países, numa incessante tentativa de produzir melhor a um custo menor em todo mundo. Ë evidente que a globalização da economia favorece os países mais desenvolvidos, pois estes possuem melhor tecnologia , maiores recursos e estabilidade econômica permanente, sendo sua capacidade de produzir em larga escala, por um preço mais reduzido, superior à dos países emergentes.
• Por outro lado, a globalização da economia impõem um aumento de produtividade real, por outro lado , dificulta a luta e inúmeros segmentos por uma melhoria de competitividade, ao desnível de seu potencial produtivo, onerando por defasagem cambial, juros mais elevado e carga tributária cumulativa incidente sobre apenas sobre os produtos nacionais e não sobre estrangeiros.
A globalização envolve a combinaçao de uma serie de fatores econômicos, sociais e culturais e bé uma das tendências contemporaneas que traz inúmeros desafios para a ARH. Uma das conseqüências imediatas da globalização é a abertura de mercados, inclusive, mercados de trabalho. Assim , a a globalizaçao veio alargar o mercado de trabalho ao qual uma organização pode recorrer para suprir necessidades de recursos humanos. No entanto, lidar com pessoas diferentes culturas e formar equipes e grupos de trabalhos culturalmente diversos também tem seus perigos. Os choques culturais podem determinar o sucesso ou insucesso de um projeto ou organização.
A atuação em uma arena globa incentiva as organizações a desenvolver políticas de ARH capazes de lidar com a crescente integração entre países e cultura .As pessoas na organização devem estar preparadas para lidar com um mundo cada vez mais interdependente, e as políticas de recrutamento,seleção e treinamento devem levar isso em conta. Todos os funcionários da organização, desde os executivos ate os trabalhadores operacionais, devem estar aptos a trabalhar em empresas cujos limites geográficos não existem. Logo, a diversidade cultural deve ser estimulada pela ARH.
A equipe certa é considerada importante patrimônio da empresa para alcançar os resultados almejados. Cada profissional é uma peça chave na grande engrenagem e a troca de valores éticos e profissionais entre seus membros, contribuem decisivamente para um trabalho de qualidade.
O aumento da competitividade e globalização faz com que as empresas busquem cada vez mais profissionais preparados para enfrentar os desafios da profissão e que agreguem maior conteúdo à equipe a qual estará inserida.
Empresa especializada a RH diz que , o momento é propício para aqueles que estão à procura de uma oportunidade, mas cada profissional deve estar sempre atualizado e desenvolvendo suas habilidades pessoais e de trabalho. “Apesar do mercado está bastante competitivo, oferece grande oferta de empregos no momento. Esse é o momento de investir em suas habilidades, já que as empresas esperam cada vez mais dos profissionais”.
Empresa especializada em tecnologia para recrutamento e seleção - ressalva que não é apenas o profissional que precisa se capacitar para atingir seus objetivos, mas também as próprias empresas. “As organizações começaram a entender que, para manter seus líderes e os melhores profissionais, precisam oferecer para essas pessoas uma boa estrutura de trabalho, com salários atrativos e possibilidade de crescimento na carreira”.
Mas quais são as competências mais valorizadas pelas empresas na atualidade?
Em primeiro lugar está a Ética, seguido pelo trabalho de equipe, Liderança, conhecimento em computação, matemática básica, conhecimento teórico e prático, resolução de problemas, Criatividade, Comunicação Escrita e Oral, conhecimento em Inglês e domínio da língua local.
E como encontrar no profissional “Perfeito” não é algo possível de se conseguir, o certo mesmo, é a empresa fazer uma boa seleção na hora da contratação e uma vez contratado, treinar, capacitar e preparar esse funcionário para que o mesmo possa adquirir experiência adaptando-o para o perfil da empresa.
...