UTILIZAÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
Por: abnael.santos • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.957 Palavras (12 Páginas) • 199 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
HUGO BOSS SOUSA
MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES PARA UTILIZAÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
PETROLINA - PE
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
HUGO BOSS SOUSA
MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES PARA UTILIZAÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do titulo de especialista em Segurança do Trabalho.
PETROLINA - PE
2014
MÉTODOS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES PARA UTILIZÇÃO DE EPI´S NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
JANIELSON BARBOSA FERREIRA BATISTA¹
RESUMO
Este trabalho busca identificar métodos de conscientização dos trabalhadores para a utilização de EPI’S na indústria da construção. O objetivo é mostrar os métodos de conscientização através de programas de gestão de segurança sobre o uso do equipamento de proteção individual. Realizou-se pesquisas bibliográficas em veículo especializado que indica o uso dos EPI’S na indústria da construção e programas de gestão de segurança. Conclui-se que a conscientização será feita das diversas formas, através de programas ativos como treinamento, avisos, palestras, advertência e fiscalização por parte da empresa.
Palavras-chave: Equipamento de Proteção Individual (EPI). Conscientização. Treinamento. Indústria da Construção. Segurança.
Introdução
O presente trabalho tem como tema métodos de conscientização dos trabalhadores para utilização de EPI’S na indústria da construção, principalmente através de conscientização por parte do empregador e empregado frente a programas de sistema de gestão de segurança implantado nas indústrias.
A pesquisa busca mostrar através da utilização dos EPI’S e programas de gestão de segurança por parte das empresas, medidas que possa haver uma conscientização entre os empregados. Para ter sucesso é preciso um contínuo planejamento e desenvolvimento de ações como treinamentos, avisos, palestras, advertência e fiscalização efetiva das indústrias, onde a presença destes vem o conhecimento necessário para que o ambiente de trabalho possa ter organização, eficiência, produtividade e segurança.
___________________
¹ Graduado em Tecnologia em Segurança do Trabalho pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, e Graduando do curso de Pós - graduação lato sensu em Segurança no Trabalho UCAM/PROMINAS. Atua na Secretaria de Educação de Bodocó - Pernambuco.
Alguns autores conceituam que a conscientização e o treinamento sobre o uso do EPI são elementos indispensáveis na política de programas de gestão de segurança para proporcionar o bem maior e mais valioso que é a integridade física e consequentemente uma organização eficiente e competitiva.
Segundo Diniz,
Assim, ao longo da evolução dos anos, cada vez mais, a preocupação com bem estar e com a integridade física dos colaboradores passou a ser um elemento de destaque na gestão de um negócio. Desenvolveu-se um entendimento de as pessoas envolvidas no trabalho é o bem mais valioso para uma atividade bem feita que proporcione tornar uma organização competitiva e bem sucedida comercial e socialmente. (DINIZ, 2005).
Ainda segundo Dias Campos,
A educação visando à prevenção de acidentes deve buscar a formação de consciência prevencionista, reforçando a tônica, através de repetições e palestras, usando de recursos audiovisuais e, particularmente, fazendo a fiscalização ambiental para garantir a continuidade das práticas prevencionistas adotadas. (Apud Zocchoi, 2000, pág. 26).
De acordo com o contexto, o principal objetivo deste estudo é através de métodos de conscientização transmitir e sensibilizar os funcionários através de programas ativos de segurança sobre a importante utilização de EPI’S na indústria da construção.
Para alcançar os objetivos propostos, todos os dados e recursos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, foi levantada mediante pesquisa realizada a partir de análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.
O texto final foi fundamentado nos pensamentos e obras de autores como: Diniz (2005), Dias Campos (Apud Zocchoi, 2000).
Desenvolvimento
A segurança no trabalho é o elemento primordial que deve ser levado em conta na organização, e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais segurança aos seus colaboradores em relação a toda estrutura organizacional na indústria da construção no tocante conscientização para utilização do EPI.
A conscientização do uso do EPI (equipamento de proteção individual) está consequentemente relacionado à segurança comportamental que vem juntar todos os elementos satisfatórios como conhecimento humano e aplicação das medidas adotadas em questões de segurança por parte do empregador e empregado com a implementação de programas de segurança e saúde nas indústrias da construção.
Itiro Lida (2002) assim conceitua programas de segurança:
A redução de acidentes em níveis mais significativos só será conseguida adotando-se um programa de segurança do trabalho, com atuação em longo prazo. Este inclui afixação clara de objetivos e metas a serem alcançada, definição de uma estrutura e uma organização administrativa e de colaboradores, e investigação dos acidentes com elaboração de registros, relatórios e análises estatísticas.
Dessa forma através de acompanhamento como inspeções periódicas nas indústrias sendo feito relatórios sobre os acidentes e adotando medidas solucionáveis para as principais causa e trazendo as medidas para mostrar através de programas de segurança que o uso dos EPI’S não é de uso obrigatório, mas uma forma de consciência por parte de todos.
...