Uma Análise Da Transgressão De Valores No âmbito De Gestão De Pessoas
Projeto de pesquisa: Uma Análise Da Transgressão De Valores No âmbito De Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janalorenzini • 25/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.730 Palavras (7 Páginas) • 249 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 9
ANEXO A – TEXTO HSBC 10
1 INTRODUÇÃO
A análise do artigo “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”, auxiliada por uma pesquisa bibliográfica e a consulta em alguns sites, tem por objetivo relacionar o artigo supracitado ao contexto da gestão de recursos humanos. Especificamente, busca abordar valores que foram violados pela empresa; erros de estratégia e política da administração dos conflitos; discutir o termo “Sociedade da Informação e do Conhecimento” e, expor algumas formas de solução e administração de conflitos.
2 DESENVOLVIMENTO
As transformações no âmbito social, político, econômico e organizacional fazem parte do processo de evolução da sociedade em geral, porém, a partir do século XVIII com a Revolução Industrial, o advento do capitalismo e o surgimento de diversas tecnologias, estas transformações tornaram-se mais céleres e constantes.
No século XX, emergia um termo designado como “Sociedade da Informação” que viria a intensificar-se a partir do final deste mesmo século. O avanço científico e tecnológico permitiu então a construção da Sociedade da Informação e do Conhecimento, esta resulta da globalização, aceleração de produção e difusão do conhecimento e informação, através da internet e do desenvolvimento de tecnologias, que propiciam um rápido e intenso movimento de informações em níveis nunca antes vistos. Segundo Lucci (2000, p.1):
Essa nova sociedade que está se formando, e que tem por base o capital humano ou intelectual, é chamada de Sociedade do Conhecimento. Nessa sociedade onde as idéias, portanto, passam a ter grande importância, estão surgindo em várias partes do mundo os Think Thanks, que nada mais são do que grupos ou centros de pensamento para a discussão de idéias. Esses centros têm por objetivo a construção de um mundo, de uma sociedade mais saudável do ponto de vista econômico e social, que possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
O Fato é que há uma linha tênue entre sociedade da informação e surgimento de novas tecnologias. Acredita-se muito que, nesse tipo de sociedade o conhecimento será gerado pela informação. AMARAL (2006) intensifica essa corrente afirmando que na Sociedade do Conhecimento, a educação ocupa um lugar central, e as novas tecnologias apóiam a sua disseminação. Entretanto, as desigualdades econômicas, sociais e até mesmo culturais favorecem o distanciamento entre muitos cidadãos e a tecnologia. Para Silveira (2001, p.25)
O agravamento da desigualdade tecnológica na era da informação ocorre por fatores históricos, econômicos e políticos, mas é sustentado pela exclusão do conjunto da população do acesso às tecnologias e de seu desenvolvimento.
Logo, o maior desafio desta sociedade, é proporcionar a todos o acesso a estas tecnologias e informações.
Porém, existem também problemas trazidos por esta agilidade na movimentação de informações. Ao mesmo tempo em que as pessoas e empresas podem usar essa fonte de informação para o desenvolvimento, criação e modificação de seus produtos e serviços para melhor atender seus consumidores, elas também se tornam vulneráveis, pois do mesmo modo que consultam, pode ser consultadas, estão mais expostas socialmente.
Analisando o artigo “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionário, diz MPT-PR”, percebe-se explicitamente os problemas gerados e a conseqüência da má utilização desta ferramenta: “a informação”. Evidencia-se que o estopim de todas as questões elencadas no artigo, relaciona-se intimamente com um erro, uma falha na estratégia da empresa para solucionar um problema envolvendo a gestão pessoal: o alto número de trabalhadores afastados por motivo de saúde.
A escolha errada para solucionar este problema (contratação de empresa para realizar investigações privadas) culminou com uma conduta não ética e imoral por parte do HSBC. Segundo ALMEIDA (2013) ética é o conjunto de reflexões sistemáticas sobre a moral, elaboradas ao longo da historia da humanidade. Já moral, é um conjunto de normas que uma sociedade elabora para regular o comportamento dos indivíduos e manter a organização da própria sociedade. De modo complementar aos conceitos citados, em relação à aplicação destes, CHAUÍ (2002) expõe que juízos éticos avaliam intenções e ações segundo critérios do correto e incorreto.
Assim é possível considerar que, a conduta do HSBC violou valores éticos e morais, pois infringiu as normas que regulam o que é correto e incorreto, ofendeu direitos fundamentais dos investigados, direitos estes garantidos constitucionalmente no Art. 5°, X e XI, CF/88, que dispõe sobre a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra, da imagem e da casa. O código civil também garante em seu artigo 21 a inviolabilidade da vida privada, pois este direito contém interesses jurídicos, a pessoa que tiver sua esfera íntima invadida, pode buscar a tutela jurisdicional para fazer cessar tal invasão. Foi este o recurso utilizado pelo MPT-PR, ao receber a denúncia da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Estado do Paraná e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba e Região, de que a instituição financeira (HSBC) estaria investigando de forma ilícita a vida de alguns de seus funcionários.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto, verifica-se que a escolha correta da política de gestão de pessoas, poderia ter evitado os transtornos causados com a sanção imposta judicialmente ao HSBC. Era uma questão estratégica. E a grande estratégia administrativa, consiste em saber lidar com as pessoas, este é um dos fatores primordiais para a existência perene de muitas empresas ou instituições. Porém a gestão de recursos humanos somente obterá sucesso, se além das obrigações houver uma preocupação continua no relacionamento e na resolução dos conflitos existentes no âmbito organizacional.
Além disso, é essencial que as empresas transmitam uma imagem positiva a sociedade quanto à administração
...