Uma causa social
Resenha: Uma causa social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eberlebm • 11/10/2013 • Resenha • 333 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
uma causa social.
Uma delas é o Grupo VIT, um representante da MTV do Rio Grande do Sul, do ramo de comunicação que atende público jovem em geral através da rede de televisão.
A outra empresa é o DETRAN/RS, um órgão público que visa a fiscalização de trânsito do estado do Rio Grande do Sul.
O DETRAN lançou um projeto de apoio a segurança no trânsito, mas não sabia como transmitir isso para a sociedade. Foi quando surgiu a parceria com o Grupo VIT.
Onde o contratado teria o desafio de divulgar a campanha e mostrar resultados satisfatórios para a causa, uma vez que, sem dados positivos, o orçamento público poderia ser cortado da campanha.
Sendo que o Orçamento Público é um documento legal (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um Governo em um determinado exercício, geralmente compreendido por um ano.
O Orçamento Público no Brasil inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei.
O documento contém a estimativa de arrecadação das receitas federais para o ano seguinte e a autorização para a realização de despesas do Governo. Porém, está atrelado a um forte sistema de planejamento público das ações a realizar no exercício.
Uma vez que, a verba proveniente do governo estadual era limitada e deveria ser justificada, o grupo de marketing teve algumas dificuldades para implantação da divulgação da causa social ligada ao trânsito gaúcho.
A propaganda deveria atrair principalmente o público jovem, uma vez que é maior atingido por acidentes de transito.
Foi então que, em 2003, a MTV/RS uniu rock e atitude. Foram produzidos programetes de sessenta segundos cada, inspirados no hit “Melissa” da Banda gaúcha Bidê ou Balde, com um refrão bem conhecido na época, que transmitia a idéia de responsabilidade e segurança.
“Se quiser que eu te leve, eu aprendo a dirigir.”
...