Universidade E Ciência Atividade 1
Monografias: Universidade E Ciência Atividade 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tabacudo1 • 23/10/2013 • 343 Palavras (2 Páginas) • 1.613 Visualizações
1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.
Teve inicio na era Vargas, após 1930. O governo juntamente com as indústrias perceberam a necessidade da universidade, devido à industrialização e urbanização o Brasil, assim começou a se planejar mais a organização da educação, também com preocupação de que os funcionários fossem mais qualificados no setor industrial que estava evoluindo cada vez mais na época, ou seja, começa a disputa por vagas em qualificação.
2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?
São três as condições essenciais para que se defina uma instituição de ensino como universidade: a pesquisa, a extensão e o ensino de qualidade.
A pesquisa amplia e diversifica os conhecimentos adquiridos para experiência do aluno, a extensão é uma forma de garantir responsabilidade social à universidade e atraí-la a se aproximar de diferentes saberes, promovendo iniciativas comunitária sustentáveis, reconhecer a diversidade cultural e aperfeiçoar o exercício das potencialidades humanas, sendo assim, a universidade é responsável pelo ensino qualificado, através do contato sistemático com a cultura universal.
3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.
A IES neohumboldtianas são voltadas à formação de profissionais pesquisadores, nas quais predominam critérios e indicadores como existência de produção científica, com programas de pós-graduação stricto sensu consolidados, docentes em regime de tempo integral e qualificados para a produção científica, estrutura acadêmica integrada em torno de projetos, entre outros.
Já a IES neonapoleônicas são destinadas à formação técnico-profissional dos estudantes nas quais predominam critérios como a não exigência de pesquisa e extensão, corpo docente majoritariamente sem qualificação para a produção de conhecimento, com dedicação exclusiva às atividades de ensino, alocados em unidades isoladas, entre outros.
...