Usiminas
Casos: Usiminas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dsro35 • 26/3/2015 • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 356 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste na realização de uma revisão bibliográfica sobre os principais temas abordados no semestre, aprofundando o conhecimento teórico desenvolvido nas disciplinas. Os seguintes tópicos serão definidos ao longo desse trabalho: Desenvolvimento; Treinamento; Planejamento de um programa de treinamento; Tipos de treinamento; Dinâmicas e jogos aplicados em treinamentos; Avaliação de resultados em treinamentos; Responsabilidades em um acidente de trabalho; Programa de saúde e segurança no trabalho; A importância do PPRA e PCMSO; Liderança; Autoridade Formal; Autocracia; Democracia; Liderança carismática e transacional.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Defina treinamento e desenvolvimento
Treinamento: Representa as atividades que a empresa realiza com o objetivo de ensinar o funcionário no desempenho de suas atividades. No entanto, após o treinamento, a empresa espera que o retorno seja convertido para ela, melhorando seus resultados e seus indicadores.
Desenvolvimento: Conceito global, que envolve outras funções da administração de pessoal, ele serve como complementação do treinamento e não como uma substituição.
2.1.1 Planejamento de um programa de treinamento de acordo com os autores consultados
Deverá ser realizado uma análise da empresa – analisar estratégias e recursos para direcionar o treinamento; Analisar as tarefas – determinar o conteúdo que o treinamento deverá abordar com base no estudo das atividades desempenhadas; Analisar as pessoas – definir quais os funcionários que precisam do treinamento.
2.1.2 Tipos de treinamentos que podem ser utilizados nas empresas
- Treinamento on the job: permite experiências práticas sob condições do trabalho.
- Treinamento out the job: formal, permite a imersão total do funcionário nos ensinamentos.
- Treinamento a distância: permitido através do avanço da tecnologia e comunicação, permite treinamentos simultâneos a públicos numerosos e dispersos em várias áreas geográficas.
2.1.3 Diferencie dinâmicas de grupo e jogos aplicados em treinamentos
Jogo de Empresa e Dinâmica de Grupo são duas metodologias diferentes, sendo que para atuar com o jogo é recomendável, também, conhecimento das técnicas de dinâmina dos grupos. O jogo tem como alvos processos empresariais, como o planejamento; e as dinâmicas, os processos grupais, que interferem diretamente nos resultados da empresa. Logo, um é auxiliar do outro. As dinâmicas são muito importantes para o desenvolvimento integral do ser humano e dos negócios.
2.1.4 Vantagens das dinâmicas de grupo e jogos em treinamentos empresariais
- Oportunidade de demonstrar seu comportamento e como se relaciona em grupo.
- A dinâmica pode ser aproveitada para candidatos conhecerem outras pessoas, trocarem idéias, fazerem networking.
- A cada dinâmica, o candidato consegue aprimorar sua capacidade de se incluir e de trabalhar em grupo.
- Por ser um processo de várias horas, a dinâmica não permite que o candidato se porte de uma maneira ¨treinada¨ por muito tempo. A real essência de cada um sempre vem a tona.
- Intercâmbio de experiências entre os participantes, posto que os grupos geralmente se organizam reunindo formações acadêmicas diferentes e diferentes experiências profissionais.
- Aprendizagem por tentativas sucessivas sem incorrer nos custos reais dos erros e das descobertas de uma empresa real.
- Exercício de comunicação no trabalho, pois o trabalho em grupo faz com que as pessoas tenham que interagir com objetividade para tomarem decisões.
2.1.5 Como realizar a avaliação dos resultados de um treinamento
A avaliação dos resultados acontece em quatro níveis: reação, aprendizado, comportamento e resultado obtido.
- Avaliando as reações: analisa-se as opiniões ou a satisfação dos participantes sobre vários aspectos do programa de treinamento.
- Avaliando o aprendizado: aplicação de testes de habilidades e conhecimentos, que deverão ser efetuados antes e depois do programa de treinamento.
- Avaliando o comportamento: Observação do funcionário no ambiente de trabalho, entrevistas com os gerentes e a realização de avaliações de desempenho pós treinamento.
- Avaliando resultados: Avaliação dos índices de produtividade e lucratividade da empresa, análise das queixas dos funcionários e verificação da redução dos custos e dos desperdícios.
2.2 Responsabilidades atribuídas em um acidente de trabalho grave e ou / fatal
Na ocorrência de acidente grave e ou / fatal, são atribuídas as seguintes responsabilidades: Responsabilidade Civil ( Empregador ): caso seja comprovada a culpa, pode gerar indenização; Responsabilidade Criminal ( Chefias ): caso seja comprovada a culpa, pode gerar pena de detenção.
Exemplos: O não fornecimento de equipamentos de proteção, coletivo ou individual ou a precariedade dos mesmos, acarreta em vários acidentes típicos (responsabilidade civil); Um trabalhador foi escalado para realizar a troca de telhas em um galpão, durante o procedimento, o mesmo desequilibrou, caindo no piso da fábrica e morreu. Não foram verificados qualquer tipo de proteção coletiva (responsabilidade criminal ).
2.3 O que é um programa de saúde e segurança no trabalho e como pode ser estruturado
Conjunto de diretrizes formais, de ordem preventiva e corretiva a serem aplicados ao trabalho e, por consequência, as pessoas, instalações, máquinas, equipamentos, materiais e processos.
Pode ser estruturado com os seguintes programas: Elaboração do PCMSO, Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos, Comunicação interna de acidente do trabalho, Elaboração de laudo técnico de Insalubridade e Periculosidade,
...