Usina De Bel Monte
Artigos Científicos: Usina De Bel Monte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lcp30 • 12/4/2014 • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 429 Visualizações
Projeto governamental de construção da Usina Hidrelétrica de Belmonte
A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção. Hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o ates na região, desde 2009. Em fevereiro de 2010, o IBAMA concedeu a Licença Prévia para Belo Monte, impondo uma série de 40 condicionantes socioeconômicas e ambientais ao projeto.
Os prós:
* Produção de mais de 11.000 MW de Energia Elétrica é essencial do ponto de vista de Engenharia Elétrica para evitar futuros apagões e garantir o crescimento da Economia.
* A energia gerada é suficiente para abastecer as casas de 26 milhões de pessoas, uma população equivalente a área Metropolitana de São Paulo.
* A Energia Hidrelétrica é abundante, barata e limpa, uma excelente opção se comparada as Usinas Nucleares que são caras e perigosas ou então as Usinas a Carvão, Petróleo e Gás que são poluentes.
* Os índios da região vão ter uma fonte de energia mais barata e mais ecológica.
* Novas Linhas de Transmissão vão tornar o Sistema Energético Brasileiro mais eficiente segundo profissionais de Engenharia Elétrica.
* O lago da Hidrelétrica de Belo Monte pode servir para criação de Fazendas de Peixes.
* A usina de Belo Monte vai gerar muitos empregos na região, entre eles Engenheiros Elétricos e Técnicos de todo tipo.
* O impacto ambiental das árvores cortadas para o lago será compensado a longo prazo pela geração de energia mais limpa que emite menos carbono.
* Haverá muita Compensação Ambiental no longo prazo.
Os contras:
* A criação do enorme lago da usina de Belo Monte vai inundar várias cachoeiras e trechos onde os peixes se reproduzem, obrigando estes animais a procurar outros lugares afastados.
* O lago também influenciará pássaros e animais tais como macacos que vivem nas árvores da região.
* A diminuição da oferta de peixes e grandes animais terrestres vai reduzir a oferta de carne na dieta dos índios, como alternativa terão de ir caçar mais longe.
* O lago poderá inundar algumas aldeias indígenas, algumas das quais existem a centenas de anos.
* Patrimônios históricos tais como Pinturas Rupestres e ossos de dinossauros ficarão perdidos para sempre embaixo das águas.
* Trechos onde antes os índios navegavam agora poderão ficar inacessíveis por causa das represas.
* Centenas de Quilômetros da Floresta Amazônica vão ter que ser cortados para que o lago da Hidrelétrica de Belo Monte possa ser enchido.
* Haverá muito Impacto Ambiental no curto prazo.
Após protestos de líderes indígenas e de ambientalistas, o projeto de Belo Monte foi remodelado e reapresentado em 1994, com a previsão de redução da área represada, o que evitaria a inundação de terras indígenas.
Os povos atingidos e os índios não foram ouvidos suficientemente. Segundo os opositores, o projeto não leva em conta a situação do povo de Altamira que será atingida maciçamente; 1/3 da cidade irá para o fundo. O povo será atingido pela inundação, será arrancado de seus lares. O que vai ser desse povo? Ou seja, as consequências negativas – danos ao ecossistema e, principalmente, às famílias da região, e seriam muito mais prejudiciais do que os benefícios econômicos da obra.
Cultura indígena
Ser indígena nos tempos modernos significa equilibrar as tradições respeitadas, a cultura e a língua com as exigências de um mundo dominado pela tecnologia. Ao tentar conciliar uma tradição rica e antiga, anos de luta e discriminação e a vida moderna, os povos indígenas têm de lidar simultaneamente com o antigo e o novo.
A sociedade nacional que considera a escola como principal instrumento para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, justa, igualitária. Em relação á escola é semelhante aquele de alguns povos indígenas, as quais veem na educação escolar uma forma de relacionamento com a sociedade nacional e uma possibilidade à ascensão social a economia.
Você tem cultura
Roberto Da Matta é pesquisador e professor de Antropologia Social do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. O artigo Você tem cultura, do antropólogo Roberto da Matta, retrata a diferença entre os conceitos de cultura, mostrando também como o termo é utilizado para discriminar os considerados “não cultos”. O homem nasce preso a cultura, tradição, costumes e regras morais que satisfaçam o interesse da coletividade, o que se implica que se considera a coletividade mais importante que o individuo, ao longo dos séculos o significado da palavra cultura mudou muito.
No conceito antropológico, cultura refere-se à personalidade e à vida social do individuo, enquanto categoria do senso comum ocupa um lugar importante no nosso acervo conceitual, ficando paralelo a outras, cujo uso na vida cotidiana também é comum.
É muito comum escutarmos a seguinte pergunta: "Você tem cultura?" E relacionarem isso a ter um conhecimento da literatura, das artes, da música erudita. Porém ter cultura não significa ter esse tipo de conhecimento, todo
...