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Utopia revolucionária

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Por:   •  16/12/2013  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

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As utopias revolucionárias

No século XIX, em decorrência do otimismo trazido pelas idéias de progresso,

desenvolvimento técnico-científico, poderio humano para construir uma vida

justa e feliz, a Filosofia apostou nas utopias revolucionárias - anarquismo,

socialismo, comunismo -, que criariam, graças à ação política consciente dos

explorados e oprimidos, uma sociedade nova, justa e feliz.

No entanto, no século XX, com o surgimento das chamadas sociedades

totalitárias - fascismo, nazismo, stalinismo - e com o aumento do poder das

sociedades autoritárias ou ditatoriais, a Filosofia também passou a desconfiar do

otimismo revolucionário e das utopias e a indagar se os seres humanos, os

explorados e dominados serão capazes de criar e manter uma sociedade nova,

justa e feliz.

O crescimento das chamadas burocracias - que dominam as organizações

estatais, empresariais, político-partidárias, escolares, hospitalares - levou a

Filosofia a indagar como os seres humanos poderiam derrubar esse imenso

poderio que os governa secretamente, que eles desconhecem e que determina

suas vidas cotidianas, desde o nascimento até a morte.

A cultura

No século XIX, a Filosofia descobre a Cultura como o modo próprio e específico

da existência dos seres humanos. Os animais são seres naturais; os humanos,

seres culturais. A Natureza é governada por leis necessárias de causa e efeito; a

Cultura é o exercício da liberdade.

A cultura é a criação coletiva de idéias, símbolos e valores pelos quais uma

sociedade define para si mesma o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o

injusto, o verdadeiro e o falso, o puro e o impuro, o possível e o impossível, o

inevitável e o casual, o sagrado e o profano, o espaço e o tempo. A Cultura se

realiza porque os humanos são capazes de linguagem, trabalho e relação com o

tempo. A Cultura se manifesta como vida social, como criação das obras de

pensamento e de arte, como vida religiosa e vida política.

Para a Filosofia do século XIX, em consonância com sua idéia de uma História

universal das civilizações, haveria uma única grande Cultura em

desenvolvimento, da qual as diferentes culturas seriam fases ou etapas. Para

alguns, como os filósofos que seguiam as idéias de Hegel, o movimento do

desenvolvimento

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