Pedagogia E Utopia
Exames: Pedagogia E Utopia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatabatista • 6/11/2013 • 355 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
PEDAGOGIA & UTOPIA
Definição de Utopia
Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária, referindo-se a uma cidade ou um mundo porém em outro paralelo. Utopia vem de radicais gregos e significa "lugar que não existe". Utopia foi um termo inventado por Thomas More, um escritor inglês e humanista, que ficou impressionado que Américo Vespúcio contou sobre a ilha de Fernando de Noronha, que foi avistada pelos europeus em 1503. More falou que nessa mesma ilha ele poderia construir uma civilização perfeita.
Pedagogia de síntese
A Pedagogia nova acredita que a criança acharia por si mesma o caminho para a cultura, e que esse encaminhar reproduziria o da espécie.
A pedagogia tornou-se “nova” quando resolveu a antinomia entre criança e a cultura, como realidades independentes.
A pedagogia nova não aceita que “a natureza da criança e o destino da criança travem batalha”, conforme Dewey.
A força da pedagogia tradicional se baseia em acusar seu adversário de utopia, afirma-se que a autodisciplina não passa de ilusão, e que se deixarmos os alunos livres vira bagunça.
A “pedagogia nova” não é nova
A “ideia” da pedagogia nova poderia dar certo, porém não aconteceu, por negligencia das instituições e até por questões políticas.
A pedagogia “nova” já não é tão nova assim, e seus principais representantes não conseguiram abalar o Ensino, porém iniciaram uma grande discussão em torno do ensino.
Ensinamos o que aprendemos sem nos importar com a “fome” da criança. Citamos escolas-piloto, porém não as imitamos.
Até mesmo o fracasso da pedagogia nova, teve sua importância na história, pois seus defensores foram obrigados a rever a pedagogia, surgindo então nosso ensino atual.
Pedagogia & Filosofia
Qual a tarefa da filosofia na pedagogia? É estudar e refletir a discussão que há entre a pedagogia tradicional e a pedagogia nova.
A pedagogia clássica é a convicção de que as grandes obras do passado são sempre jovens, e de que uma canção muito antiga está sempre a cantar em nossos espíritos e em nossos corações.
A pedagogia nova não explica seu malogro, mas ela serviu para intrigar a pedagogia clássica.
A pedagogia que é ensinada não a de que servimos para ensinar, e os motivos pelos quais isso ocorre são diversos.
...