Comentário Sobre O Texto Tecnologia, Utopia E Cultura De Germán Doig Klinge
Trabalho Escolar: Comentário Sobre O Texto Tecnologia, Utopia E Cultura De Germán Doig Klinge. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sahreginaa • 5/10/2013 • 252 Palavras (2 Páginas) • 1.053 Visualizações
Em consenso com o texto, Tecnologia, utopia e cultura de Germán Doig Klinge, pode-se notar a importância e impacto que a tecnologia trouxe nos primórdios de seu desenvolvimento. Importante por ser uma facilitadora de atividades, tarefas e conforto do ser humano. Contudo, trazendo junto a si impactos positivos e negativos. Essa negatividade se dá por uma corrente de pessoas, que levam o nome de tecnófobos, que tratam a tecnologia com repulsa. Por outro lado existe a corrente- também extrema – dos tecnófilos, que só vêem benefícios na tecnologia e a utilizam prazerosamente. Essas correntes defendem conceitos exagerados a respeito da tecnologia.
Existem ainda mais dois termos para definir opiniões a cerca da tecnologia. Os tecnocatastofistas são aqueles indivíduos que acreditam que a tecnologia é um ímpeto contra a humanidade, que manipula e aliena; estando fora de controle- pois já conseguiu adquirir autonomia- a única solução será destruir-la. Outro termo é os tecnootimista, que acreditam que a ausência de controle da humanidade sobre a tecnologia traz maior avanço. Eles só vêem benefícios nela.
Apesar de todas essas correntes, é inegável que a tecnologia já está acoplada ou nosso dia a dia, e cada vez torna-se mais difícil não aderir a ela. Essa adesão tem suas vantagens obviamente, como já foi posto. Entretanto é necessário que o indivíduo saiba usá-la de forma prudente, abstendo-se do uso descontrolado. Pois sendo ela “ambígua” cabe a cada um ter consciência que existe o mundo real e que a socialização por contato físico –isso tratando do mundo virtual- é insubstituível.
...