Resumo A Utopia
Pesquisas Acadêmicas: Resumo A Utopia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcot • 15/7/2013 • 1.920 Palavras (8 Páginas) • 603 Visualizações
A MIDIA E A MODERNIDADE: UMA TEORIA SOCIAL DA MIDIA
Comunicação e Contexto Social
O desenvolvimento da mídia transformou a natureza da produção e do intercambio simbólico no mundo moderno.(TOMPSON, 19P.)
“O homem é um animal suspenso em teias de significado que ele mesmo teceu”(APUD,GEERTZ, TOMPSON,19-20 P.)
A autoridade do estado, pode também, se apoiar na difusão de formas simbólicas que procuram cultivar e sustentar a crença na legitimidade do poder, onde existem vários formas de poder .(TOMPSON, 23 P.)
FORMAS DE PODER
RECURSOS INSTITUIÇOES PARADIGMATICAS
Poder economico
Materiais e financeiro
Instituições econômicas
Exemplo:empresas comeciais;
Poder político
autoridade
Instituições políticas exemplo: estados;
Poder coercitivo (especialmente poder militar)
Força física e amada
Instituições coercitivas(especialmente militares também a política, instituições carcerárias etc)
Poder simbolico
Meios de informação e comunicação
Instituições culturais( a igreja, escolas e universidade, as industrias da mídia etc;
As ações na pratica, se valem de recursos dos mais diversos e muitas instituições fornecem verdadeiras bases para diferentes formas de pode: na sombria realidade da vida social. (TOMPSON,25 P.)
Os usos dos meios de comunicação
Os indivíduos que em empregam os meios de comunicação devem conhecer, as regras e os procedimentos, estes domínios devem apenas se basear-se nas habilidades de usa-los na pratica, ou seja, saber como continuar.
Estes tipos de habilidades e competências envolvidas no uso d um meio técnico, e distinguido entre aquelas que exigia uma informação do conteúdo simbólico, pois se e necessário decodificar a mensagem. Um exemplo disto: a maioria dos indivíduos que assistem à televisão a pessoa e capaz de entender perfeitamente os programas mesmo sem ter conhecimento de uma produção de programa. .(TOMPSON, 25-29 P.)
Algumas característica da “comunicação de massa”
Atualmente se usa a expressão “meios técnicos de comunicação”, que acabam refletindo aos elementos materiais pelos quais a informação ou o conteúdo simbólico e fixado e transmitido. Mas, quando usamos o termo “meios de comunicação”, pensa-se num conjunto de instituições e produtos: livros, jornais, propagandas de jornais, programas de radio e de televisão, discos, filmes entre outros, estas instituições são como uma etiqueta de “comunicação de massa”, cujo o seu sentido e claro e coerente.
Uma característica da comunicação de massa é que ela envolve certos meios técnicos e instituicionais de produção e de difusão. Esta característica que tem recebido , mas atenção na literatura especializada sobre a mídia.(TOMPSON, 20-32 P.)
A disponibilidade dos produtos de comunicação de massa tem implicações importantes na distinção que se faz entre os domínios publico e privado. (TOMPSON, 37 p.)
Comunicação, apropriação e vida cotidiana
Estudos deixaram de lado decisivamente a idéia de que os receptores dos produtos da mídia são consumidores passivos; eles mostraram mais de uma vez que a recepção dos produtos da mídia é um processo mais ativo e criativo do que o mito do assistente passivo sugere. Eles também mostraram que o sentido que os indivíduos dão aos produtos da mídia varia de acordo com a formação e as condições sociais de cada um de tal maneira que a mesma mensagem pode ser entendida de varias maneiras em diferentes contextos.(TOMPSON, 41-42 P.)
Existe vários que são atribuídos adquiridos através de processo de aprendizagem ou de inculação socialmente diferenciados e diversamente acessíveis a indivíduos de formação diferente, e uma vez adquirido, estas habilidades e competências se tornam parte da maneira social de ser os individuos e se revelam tão automaticamente que ninguém percebe que são complexas.(TOMPSON, 43 p.)
A mídia e o Desenvolvimento das Sociedades modernas
Cada exploração feita seja na forma do comercio e da colonização, e outras partes do mundo cada vez mais envolvidas nestes processo de transformação institucional que começou na Europa, mas logo, se tornou global em alcance.
A guerra e a sua preparação exerceram um papel neste processo de alterações políticas; com o desenvolvimento das sociedades modernas, o poder militar foi se concentrando cada vez mais nas mãos de estados nações que reivindicaram, como se observou MAX E WEBER, um monopólio do uso legitimo da força dentro de um determinado território.
MARX presumiu que o desenvolvimento do modo capitalista de uma produção que levaria a uma progressiva desmistificação do mundo social: as crenças e os valores tradicionais que ocultaram as relações sociais do passado seriam varridos pelas realidades da economia selvagem da produção e da troca capitalista. Já WEBER deu mais atenção aos desenvolvimentos do domínio cultural, e os considerou mais autônomo e complexos do que os escritos de MARX sugeriu. As descrições de weber- a diferenciação das esferas de valor, a racionais-permaneceram contra vertidos, e de alguma forma, de difícil demostração. Com provando que o desenvolvimento das sociedades modernas implicando num processo de transformação cultural.(TOMPSON, 47-48 P.)
O estado moderno como o conhecimento hoje- o “estado-nação ou estado e federações urbanas.”(TOMPSON, 51 p.)
Comunicação, mercantilização e o advento da impresa
O desenvolvimento das
...