VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DA AUTOESTIMA DO IDOSO
Exames: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DA AUTOESTIMA DO IDOSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaypasteur • 20/4/2014 • 9.717 Palavras (39 Páginas) • 616 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Percebe-se que na últimas décadas muitos fatores contribuiram para o aumento de vida, os avanços da medicina e a prevenção de doenças, mudanças nos padrões alimentares e de higiene, o avanço tecnológico marcando uma melhora na qualidade de vida tanto em nível econômico político e cultural.
Dessa forma estamos vivendo diante de uma transição demográfica, o que significa uma mudança de índices de alta mortalidade, alta fecundidade para os de baixa fecundidade, e como consequencia menos crianças e mais idosos provocando o envelhecimento da população.
No entanto vê-se que no Brasil as políticas sociais e os programas voltados para a população de idosos não são suficientes para atender aos mesmos, principalmente aos dependentes dessas políticas públicas, havendo assim uma necessidade de atendimento para que hoja uma conscientização do governo e da sociedade voltados a atender e ou consequentemente diminuir a violação desses direitos pre-estabelecidos e supostamente violados.
Goldeman, (2004, p.g 63) destaca a priori que as trnasformações tecnológicas e no mundo do trabalho causam impacto em toda sociedade e em todas as gerações, sobretudo o segmento idoso é o qe mais sofreas mazelas decorrentes dessas transformações conjunturais.
Contudo presencia-se a marginalização dos idosos que parece mais evidenciada no modo de produção capitalista em sociedade que atengiram certo grau de urbanização e requerem um contigente de trabalho produtivo jovem e dinâmico, assim isso quer dizer que uma sociedade como a nossa, capitalista que almeja sempre a produção, os idosos são excluídos por não produzirem com tanta eficácia.
Diga-se de passagem a aaposentaadoria passa a ser a única fonte de renda para a maaioria dos idosos, sendo eles muitas vezes, os provedores de seus lares dada a satisfação conjuntural do desemprego, estamos diante de uma grande massa de aposentados globalizados onde seus direitos são violados e os mesmos exxcluídos.
Naturalmente, nas famílias mais pobres, o idoso pode ser tudo como um empecilho, mas também pode ser a única fonte renda Goldman (2004, p.g. 65) afirma que as famílias principalmente nos municípios mais pobres, em que os idosos com sua pensão ou aposentadoria mantém despesas financeiras.
Entretanto, faz-se urgentemente necessário o desenvolvimento de estratégias e ações renovadoras por parte dos nossos goverrnantes capazes de mudar essa situação e que os direitos dos membros da terceira idade deixem de ser violados, só assim teremos a capacidade necessária de promover uma vida maiss digna e menos dolorosa.
Sobretudo o presente trabalho irá fazer um breve levantamento de ideias e hipóteses, acrescidas de uma reflexão clara e objjetiva capazes de promover a discussão sobre as causas e as consequências que direcionam aa violação desses ddireitos do idoso.
Assim, tem como objetivo geral identificar de forma precisa e ou relevante as diferentes maneiras de violação dos direitos do idoso, procurando com exatidão as ferramentas necessárias capazes de combatê-las com eficácia no cotidiano existencial pelos membros da terceira idade ora vivenciadas compreendendo assim a problemática do idoso que sofre violência doméstica dentre outras, logo como objetivos específico destacam-se os seguintes:
Caracterizar por meio de atitudes concretas e construtivas as formas da violação dos direitos do idoso, comparar as diferrentess ações direcionadas a práticas de vivências no tratamento com os membros da terceira idade, apontar as diferentes maneiras e ou soluções alternativas voltadas ao extermínio da violação dos direitos do idoso.
Em teses desse gênero no primeiro capítulo será tratado o envelhecimento no Brasil a trajetória dos idosos até a aposentadoria, o estigma que atinge a velhice e sem reflexo sobre o perfil do idoso, no segundo capítulo discutiremos o papel da família, do estado, buscando alternativas para uma melhor qualidade de vida, no terceiro capítulo descreveremos a metodologia, a análise e a interpretação dos dados, juntamente com a história de suas vidas nas quais contextualizamos seus depoimentos e emoções ao relatar suas experiências de vida, um tanto dee tristeza, mas de alegria também, no quarto capítulo as formas concretas de atos de violência contra o idoso em suas diferentes facetas e a lei que ampaara o idoso em casos concretos dos direitos violados.
Em suma conclui-se que pequenas ações promovem grandes atitudes e que o respeito humano pelo idoso torna-se a introdução da superação de atos violentos em uma vida digna com reciprocidade de dias melhores para aqueles que mais necessitam da compreensão e respeito.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar de forma precisa e ou relevante as diferentes maneiras de vilação dos direitos do idoso procurando com exattidão as ferramentas necessárias capazes de combatê-las com eficácia no cotidiano existencial pelos membros da terceira idade ora vivenciadas, compreendendo assim a problemática do idoso que sofre violência doméstica dentre outras.
2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Caracterizar por meio de atitudes concretas e construtivas as formas da violação dos direitos do idoso.
Comparar as diferentes ações direcionadas a prática de vivências no tratamento com os membros da terceira idade.
Apontar as difrentes maneiras e soluçõesalternativas voltadas ao exterminio da violação dos direitos do idoso.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 - A Importância do Serviço Social junto ao idoso
Os
...