VPL E TIR
Dissertações: VPL E TIR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: regianiadami • 14/3/2015 • 3.665 Palavras (15 Páginas) • 860 Visualizações
Introdução
O investimento é uma estratégia voltada a beneficiar-se futuramente com o patrimônio, seja ele econômico, bens duráveis, aplicações e etc. Se analisarmos o investimento como uma estratégia financeira, estaremos falando do fluxo de caixa que é gerado em determinadas ações desta estratégia. Ela é dividida geralmente em Investimento Financeiro e Investimento de Capital, quando analisamos de maneira a decidir perspectivamente pelo Investimento optamos por utilizar uma ferramenta chamada Projetos de Investimento.
Segundo Nelson Casarotto e Bruno Kopittke, buscando a viabilidade econômica e financeira utilizamos de métodos técnicos para uma avaliação dos projetos de investimentos, determinando uma considerada Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Os parâmetros são medido pelo prazo de retorno do investimento incial conhecido como Payback, pela Taxa Interna de Retorno – TIR, e pelo Valor Presente Liquido.- VPL.
De acordo com Introdução, apresentarei agora Vantagens e Desvantagens do VPL e da TIR como critérios para analise de projetos e investimentos..
Justificativa
É uma forma muito eficaz empregada hoje em muitas empresas para, de forma econômica, classificar os projetos de investimentos, analisando-os de forma analítica a geração de valor de e de retorno do investimento. Importes na tomada de decisões é necessários pela possibilidade de avaliação na geração de valor da empresa, tendendo a desenvolver métodos que tornem este processo mais coeso, podendo assim levar a decisão se o projeto ou o valor é viável e rentável, ou trará prejuízo e não deve ser levado em frente.
Desenvolvimento
VPL – Valor presente liquido
Segundo Cavalcante o valor presente líquido (VPL) é uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração. Os fluxos estimados podem ser positivos ou negativos, de acordo com as entradas ou saídas de caixa. A taxa fornecida à função representa o rendimento esperado do projeto.
Caso o VPL encontrado no cálculo seja negativo, o retorno do projeto será menor que o investimento inicial, o que sugere que ele seja reprovado. Caso ele seja positivo, o valor obtido no projeto pagará o investimento inicial, o que o torna viável.O valor presente líquido para fluxos de caixa uniformes pode ser calculado através da seguinte fórmula, onde t é a quantidade de tempo (geralmente em anos) que o dinheiro foi investido no projeto (começa no ano 1 que é quando há
efetivamente o primeiro fluxo de dinheiro), n a duração total do projeto (no caso acima 6 anos), i o custo do capital e FC o fluxo de caixa naquele período.
Se a saída do caixa é apenas o investimento inicial, a fórmula pode ser escrita desta maneira: Em que representa os valores dos fluxos de caixa de ordem "j", sendo j = 1, 2, 3, ..., n; representa o fluxo de caixa inicial e "i" a taxa de juro da operação financeira ou a taxa interna de retorno do projeto de investimentos.
Usamos a formula abaixo para fluxos de caixa uniformes ou não:
Exemplificando abaixo:
TMA = 6% a.a.
VPL =
= - 5000
200 / (1+0,06)¹ = 187,71
200 / (1+0,06)² = 178,02
200 / (1+0,06)³ = 125,93
200 / (1+0,06)4 = 79,24
Sendo assim a soma dos resultados nos da o VPL que no exemplo se iguala a 71,8.
É de aceitação validada todos os projetos com VPL > 0, projetos com VPL = 0 são indiferentes e projetos com VPL < 0 devem ser rejeitados.
VANTAGENS:
Considera o fator tempo no valor do dinheiro;
Estabelece o retorno mínimo a ser obtido para manter inalterado o valor da empresa - quanto o VPL > 0 o projeto garante um ganho extra;
Analisa todos os fluxos de caixa de um projeto;
Considera o custo de capital;
Embute o risco no custo de capital;
O VPL
positivo - indica que o capital investido será recuperado, remunerado na taxa de juros que mede o custo de capital do projeto e gerará um ganho extra, na data zero, igual ao VPL.
DESVANTAGENS:
Custo de capital – Em um fluxo de caixa de longo prazo é difícil de dimensionar o custo da oportunidade e apresentar o risco envolvido.
Projetos com tamanhos diferentes – A decisão de mais dificultosa quando os investimentos são diferentes.
TIR - Taxa Interna de Retorno
Para Gitman (2002), é a técnica sofisticada de análise de investimentos mais usada pelos executivos. A TIR considera que as entradas de caixa do projeto são reinvestidas à própria TIR. Já de acordo com José Securato (2008) TIR É a taxa de desconto que torna o valor presente das entradas líquidas de caixa associadas ao projeto igual ao investimento inicial. Em outras palavras, é a TMA que torna o VPL do projeto igual a zero.
O critério de decisão é baseado na seguinte afirmação: se TIR ≥ custo de capital, se aceita o projeto, caso contrário, rejeita-se.
O método de cálculo:
Para encontrar o valor da Taxa Interna de Retorno, calcular a taxa que satisfaz a seguinte equação:
Para se efetuar o cálculo da TIR, é analisada a série de valores obtida da seguinte forma:
1º valor: o investimento inicial (valor negativo) 2º valor: benefícios - custos do 1º período (valor positivo) 3º valor:
benefícios - custos do 2º período (valor positivo) e assim sucessivamente, até ao último período a considerar.
O período considerado
...