Matemática Financeira - VPL E TIR
Artigo: Matemática Financeira - VPL E TIR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NoelFranca • 15/3/2015 • 355 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
Módulo: 4 Atividade:
Título:
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira Turma: T0383_1014
Introdução
VPL e TIR são critérios utilizados em análise de projetos, o primeiro mede o lucro em termos absolutos, e o segundo mede a taxa de retorno de um projeto.
Justificativa
Na tomada de decisão os investidores necessitam de indicadores de rentabilidade, a fim conhecer a viabilidade de um projeto. Assim, o VPL e a TIR contribuem para este o objetivo.
Desenvolvimento
O Valor Presente Líquido - VPL é resultante da diferença entre o valor presente do projeto (VP), e o custo deste mesmo projeto na data atual. Quando o VPL é positivo, significa que o projeto é viável, ou seja, é lucrativo. Quando o VPL é negativo significa que haverá prejuízo. No calculo do VPL é necessário conhecer a taxa mínima de atratividade (TMA), esta taxa serve de referência para saber se o projeto será rentável.
Vantagens
Determinar o valor resultado da implantação do projeto, permitindo saber se o mesmo será ou não rentável.
Pode ser calculado com diferentes taxas de atratividade, permitindo analisar diferentes possíveis alterações.
Pode ser utilizado para comparar vários projetos, no processo de análise e tomada de decisão.
É o critério mais utilizado no mercado de capitais.
Desvantagens
Exige um fluxo de caixa estimado.
Exige uma taxa de retorno corretamente determinada.
A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa que anula o VPL de um projeto. No processo decisório a TIR deve ser maior do que a TMA, ou na pior das hipóteses igualar-se a ela. Assim, ao comparar a TIR com a TMA ou taxa do custo do capital, pode-se saber se o projeto é ou não rentável.
Vantagens
Permite que todo projeto se resuma em um número, que representa sua rentabilidade.
Não necessita conhecer a taxa de desconto.
Desvantagens
O fluxo de caixa deverá ser simples, ou seja, com apenas uma inversão de sinal, ou sua análise ficará complexa.
Para fluxo de caixa com mais de uma inversão de sinal, a TIR deverá ser calculada por especialista, devido a complexidade dos cálculos.
Conclusão
Os critérios devem ser utilizados como suporte à tomada de decisão, no entanto, devem ser confrontados e analisados por diferentes aspectos, a fim de viabilizar a tomada de decisão que contribua com a estratégia da empresa.
Referências bibliográficas
http://www.techoje.com.br
http://www.cepal.org
...