Vantagens da ética empresarial
Artigo: Vantagens da ética empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deiselopes2014 • 15/5/2014 • Artigo • 930 Palavras (4 Páginas) • 1.872 Visualizações
Atualmente, o grande desafio das organizações é assegurar a própria sobrevivência diante da globalização dos negócios e do impacto das mudanças e dos avanços tecnológicos. Maximiano (2007) explica que competitividade é uma tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente a empresas. As empresas têm natureza competitiva, elas concorrem entre si disputando a preferência dos mesmos clientes e consumidores. O sucesso de uma pode ser o fracasso da outra.
Em todo o mundo, a economia globalizada impõe novas estratégias de negócios, apoiadas em competitividade, manutenção e conquista de novos mercados. Kotler (2000) ressalta que o mercado tem mudado como resultado de grandes forças, como os avanços tecnológicos, a globalização e os processos de desregulamentação, que criam comportamentos e desafios às empresas, levando os clientes a exigirem mais qualidade e serviços superiores, além de alguma customização.
A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, ou seja, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não.
No plano empresarial, a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais as escolhas efetuadas pelos gestores face a uma pluralidade de opções, tendo como plano de fundo a moralidade.
A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo.
Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido a nível empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
O estudo realizado pelo BNDES (2006) sobre o panorama do setor de bebidas no Brasil revela que o mercado mundial de bebidas fatura US$ 54 bilhões por ano e que o Brasil, com uma produção de 8,5 bilhões de litros/ano, é o quinto maior fabricante mundial de cerveja. Dados levantados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV, 2007) mostra que o consumo deste produto no Brasil por habitante em 2005 foi de 49 litros, 5% de variação positiva em relação a 2004. Ainda de acordo com estes dados, em 2004 o consumo de cerveja no Brasil ficou abaixo do registrado em países como México, que alcançou 50 litros/ano, e Japão, com 56 litros/ano. Ainda de acordo com este sindicato, as maiores empresas do mercado de cervejas são a AMBEV, a FEMSA Cerveza e a Schincariol, que representam juntas 90% do mercado.
O mercado de bebidas se tornou extremamente representativo, principalmente quando se pensa na geração de empregos diretos e indiretos que movimenta.
É inegável a sua contribuição ao País. Este mercado envolve tradições que vão desde a fabricação artesanal das pequenas companhias familiares, as destilarias modernas e avançadas das empresas de grande porte, os modelos usados pelas companhias globais que atendem a centenas de países, distribuidores independentes, e os exportadores e importadores. Nos últimos dez anos, este mercado evoluiu e inovou bastante, com distribuição estimada em 98% do território nacional. Segundo dados do Sindicerv (2007), o Brasil é o quinto
...