Vicente Falconi
Monografias: Vicente Falconi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tuliogoncalvess • 8/5/2014 • 317 Palavras (2 Páginas) • 806 Visualizações
Vicente Falconi é um consultor em gestão de grandes grupos empresariais brasileiros, orientador técnico do INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial e escritor brasileiro. Considerado como consultor respeitado internacionalmente, é uma das maiores autoridades em gestão da qualidade. Vicente Falconi tem notórios serviços prestados à iniciativa privada. Entre os grandes grupos que figuram em seu cartel de clientes triple A estão Gerdau e Ambev, empresas com as quais sempre manteve estreito relacionamento. Falconi, inclusive, integra o seleto escrete de conselheiros de Ambev. Para Falconi, um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo ás necessidades do cliente. Portanto, em outros termos pode-se dizer: projeto perfeito, sem defeitos, baixo custo, segurança do cliente, entrega no prazo certo no local certo e na quantidade certa. O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor.
Falconi contribuiu para uma grande revolução na gestão brasileira. Sua metodologia de implantação do programa de qualidade total e produtividade foi quem exerceu a principal influência no Programa de Qualidade e Produtividade no Brasil. Para ele, “um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades dos clientes”.
Publicou seis livros na área de Gestão Empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares:
O Verdadeiro Poder - Práticas de Gestão que Conduzem a Resultados
Revolucionários – 2009
O Valor do RH na era do conhecimento – 2004
Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri) - 1996
Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia, 1994
Controle da Qualidade Total no estilo Japonês – 1992
Qualidade Total - Padronização de Empresas, 1991
Seu maior case de sucesso é o Choque de Gestão implantado no governo Aécio em Minas Gerais que saiu de um déficit de 12% no orçamento em 2003 para, em 2006, ter superávit e R$ 3 bilhões para investir.
...