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Gil Vicente

Monografias: Gil Vicente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

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Tão importante foi o trabalho de Gil Vicente que Erasmo de Roterdão, filósofo holandês, estudara o idioma português para assim poder apreciar sua obra no original. Seu estilo deu origem à escola de Gil Vicente, ou escola popular, tendo por modelo as coisas simples do povo.4

Note-se que a obra de Gil Vicente não se resume ao teatro, estendendo-se também à poesia. Podemos citar vários vilancetes e cantigas, ainda influenciadas pelo estilo palaciano e temas dos trovadores.

Vários compositores trabalharam poemas de Gil Vicente na forma de lied (principalmente algumas traduções para o alemão, feitas por Emanuel von Geibel), como Max Bruch ou Robert Schumann, o que demonstra o carácter universal da sua obra. Os seus filhos, Paula e Luís Vicente, foram os responsáveis pela primeira edição das suas obras completas. Em 1586, sai à estampa uma segunda edição, com muitas passagens censuradas pela Inquisição. Só no século XIX se faria a redescoberta do autor, com a terceira edição de 1834, em Hamburgo, levada a cabo por Barreto Feio.

Obras[editar]

Monólogo do Vaqueiro (eBook) ou Auto da Visitação (1502)

Auto Pastoril Castelhano (1502)

Auto dos Reis Magos (1503)

Auto de São Martinho (1504)

Quem Tem Farelos? (1505)

Auto da Alma (1508)

Auto da Índia (1509)

Auto da Fé (1510)

O Velho da Horta (1512)

Exortação da Guerra (1513)

Comédia do Viúvo (1514)

Auto da Fama (1516)

Auto da Barca do Inferno (1516)

Auto da Barca do Purgatório (1518)

Auto da Barca da Glória (1519)

Cortes de Júpiter (1521)

Comédia de Rubena (1521)

Pranto de Maria Parda (eBook)

Farsa de Inês Pereira (1523)

Auto Pastoril Português (1523)

Frágua de Amor (1524)

Farsa do Juiz da Beira (1525)

Farsa do Templo de Apolo (1526)

Auto da Nau de Amores (1527)

Auto da História de Deus (1527)

Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela (1527)

Farsa dos Almocreves (1527)

Auto da Feira (1528)

Farsa do Clérigo da Beira (1529)

Auto do Triunfo do Inverno (1529)

Auto da Lusitânia, intercalado com o entremez Todo-o-Mundo e Ninguém (1532)

Auto de Amadis de Gaula (1533)

Romagem dos Agravados (1533)

Auto da Cananea (1534)

Auto de Mofina Mendes

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