Vida Maria/ serviço social
Por: esquivoi • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 285 Palavras (2 Páginas) • 1.728 Visualizações
Filme: VIDA MARIA
No filme VIDA MARIA, vemos uma criança do sertão nordestino tendo seus direitos de ter uma infância digna, negado pela sua mãe.
Vemos que no filme como na vida real o trabalho infantil domestico e a gravidez precoce são coisas comuns, por falta de informação e falta de apoio. O filme é uma denuncia da ausência de escolarização, das condições precárias da vida de muitas gerações de mulheres do sertão.
As mulheres já são criadas para se dedicar aos afazeres domésticos, cuidar do marido e dos filhos, e assim acabam esquecendo da própria vida e de seus sonhos, vivendo a mercê de um marido, pois não trabalham e não tem uma renda para cuidar de si mesma, dependendo assim totalmente do marido.
Culturalmente falando isso vai passando de geração a geração, ambos os pais acham bobagem os filhos serem alfabetizados, pois o que vale é o trabalho, seja ele qual for. Eles não tem acesso a cultura, informação e educação, existe uma completa ausência do Estado aliado a falta de estudo familiar faz com que eles não tenham controle de natalidade e não tenham nenhuma perspectiva de mudança.
Como Assistente social, acredito que primeiramente devemos tratar o caso como sendo único, pois cada caso é um caso, mesmo havendo situações parecidas. Levar a essa família primeiramente acesso a educação, assim com o a saudade, para poderem melhorar de vida tendo uma vida mais digna e menos sofrida, tendo acesso a cultura, educação familiar e um controle de natalidade, mostrar aos pais que toda criança precisa ser criança, e que a escola é um direito e um dever tanto dos pais como do estado, e isso devemos garantir as nossas crianças.
...