Vida na luta contra a rede cancerosa
Projeto de pesquisa: Vida na luta contra a rede cancerosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandoSilva33 • 25/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.220 Palavras (9 Páginas) • 340 Visualizações
Projeto Social
Rede Vida no Combate ao Câncer
1 - Ideia: Montar uma instituição sem fins lucrativos de combate ao câncer, mostrando ao paciente que ainda temos um por que de viver.
A Rede Vida é uma instituição que mostra em palestra para os pacientes e familiares sobre o câncer; sobre motivação e estética para os pacientes.
A Rede Vida faz visitas semanais em hospitais que tem a área de oncologia levando motivação e mostrando aos pacientes o motivo de viver e não desistir nunca.
2 – Missão: Ajudar os pacientes com câncer a viver melhor.
Visão: Que todas as pessoas diagnosticadas com câncer no ABC tenham a REDE VIDA Como referência de apoio e informação de qualidade.
Valores: Inovação, motivação, responsabilidade, construção do bem estar.
Escopo / Descrição.
Elementos do Escopo:
1) Definição do problema
2) Justificativas
3) Objetivos
4) Resultado esperados
5) Abrangências.
1 - Definição do problema:
A) Problema: Aceitação na sociedade e do próprio paciente em aceitar a ajuda; pois na maioria das vezes o próprio paciente não aceita ser ajudado, se sentindo retraído e com medo.
No Brasil, apesar de não temos um programa adequado para registro de câncer, sambemos que anualmente mais de 500mil pessoas são diagnosticadas e que dessas, aproximadamente 40% já descobre o câncer em estágio avançados. Infelizmente, não sabemos quantos são os pacientes que convivem com a doença, além de enfrentarmos problemas básicos, como o alto grau de desinformação e preconceito da população e do paciente, exames e tratamentos tanto padrões, quanto modernos e de alto custo disponível somente para uma pequena e exclusiva parcela da população. Hoje, podemos afirmar com raríssimas exceções que: ‘ o câncer está na fila de espera no Brasil’
2 –Justificativas:
Colaborar auxiliando os pacientes no Combate ao Câncer.
3 –Objetivos:
Ajudar pacientes com Câncer nos seguintes requisitos:
Nos integrantes do grupo, seremos voluntários na própria Instituição Rede Vida em estar visitando semanalmente hospitais no setor de Oncologia passando motivação para os pacientes com câncer, e organizando semanalmente palestras para pacientes e familiares sobre temas motivadores onde eles encontre a razão de viver.
4 – Resultado Esperado:
Resgatar a autoestima, mostrando uma nova opção de vida.
Serviço Humanizado
Melhoria na qualidade de vida.
5 – Abrangências:
Público Alvo: Apoio aos pacientes hospitalizados no combate ao câncer e pacientes que não se encontram hospitalizados e familiares.
6 – cronograma
Procedimento para implantação:
Inicialmente partiremos da seguinte etapa:
Ir à busca de colaboradores para palestras, oficinas e desenvolvimento do projeto.
• As demandas, fragilidades e potenciais da comunidade para a elaboração da proposta: Iremos atender aos pacientes com câncer dos hospitais Heliópolis, AC. Camargo e Mario Covas para dar apoio.
Nossas fragilidades é a aceitação tanto das pessoas com câncer e seus familiares em querer participar do projeto e buscar voluntários, pois a Rede Vida é um projeto sem fins lucrativos.
O potencial da comunidade define- se em ter o maior número de voluntários interessados em participar do projeto.
• A descrição da situação que pretende enfrentar e transformar, e quais os elementos que tem contribuído para sua manutenção:
Iremos nos deparar com um ambiente sensível e pretendemos reverter essa situação com as nossas ações.
• A justificativa para escolha do público alvo:
Analisamos que hoje em dia houve- se muito falar na mídia do tratamento, como por exemplo, de diabetes e hipertensão e pouco se fala do câncer, com isso percebemos a deficiência que a sociedade tem em ajudar e apoiar pessoas com câncer.
• A descrição com precisão de como pretende alterar a situação diagnosticada e quais as melhorias esperadas como resultado do projeto
Temos como objetivo trazer de volta a autoestima do paciente e de seus familiares e também deixar a sociedade informada para terem ciência de como e onde procurar recursos para o tratamento.
• As potencialidades locais e qualidades do público alvo que poderão contribuir para o sucesso do projeto:
O potencial do local que pretendemos atender, o ABC e Grande ABC são a deficiência de projetos como o nosso que visa colaborar não só com o tratamento, mas principalmente com a autoestima. Tendo esta deficiência acreditamos que os moradores dessas cidades serão grandes potenciais e nos ajudarão a divulgar este nosso projeto visando o bem estar de todos.
• Descrever e quantificar o público alvo que participarão do projeto (benefícios diretos e indiretos):
Benefícios diretos: Paciente com câncer e familiares
Benefícios indiretos: Sociedade, colaboradores e voluntários
O que é câncer?
...