Violencia Domestica
Monografias: Violencia Domestica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arcofelicidade • 10/7/2014 • 893 Palavras (4 Páginas) • 297 Visualizações
Violência Doméstica
A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido, por todo o mundo, proporções bastante elevadas e que só foi denunciada a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas.
Consideramos para entendimento do trabalho violência doméstica como; qualquer tipo de agressão, ato, conduta ou omissão que sirva para infligir, sofrimentos físicos sexuais psicológicos de modo direto ou indireto por coação, qualquer pessoa que habite no mesmo agregado domestico privado (pessoas, crianças, jovens, mulheres adultas, homens adultos ou idosos).
1. Justificativa/Caracterização do problema
A violência praticada por mulheres contra o homem, é razão da nossa pesquisa dar se diante de duas leis que tratam da violência domestica a lei 11340 Maria da penha e a lei 12318 que trata da Alienação Parental e artigo publicado na folha de São Paulo pela psicanalista Luciana Saddi.
“Quando falamos de violência estamos nos referindo a uma forma de exercer o poder. A violência física,o terror o estupro, a tortura ,o cativeiro e o aprisionamento sem julgamento são formas históricas de dominação. As mulheres não tiveram muitas chances de exercer o poder dessa maneira, foram mais vitimas dos algozes, porém desenvolveram formas disfarçadas de pratica a violência no âmbito que lhes foi permitido praticar.”(Luciana Saddi).
A violência doméstica praticada contra homens é um assunto pouco debatido em nosso país. Entretanto, este projeto de pesquisa dendê mostrar que estamos diante de uma dura e triste realidade, a cada dia mais e mais perceptível. Há dificuldade para se identificar essa violência. Também há resistência e até mesmo vergonha de muitos homens para admitir serem vítimas dessa espécie de violência. De fato, à semelhança do que ocorria com as mulheres, os homens tendem a esconder ou disfarçar essa situação. Segundo a pesquisadora Fernanda Bhona sempre que se fala em violência doméstica, a imagem criada no imaginário e na mídia envolvem o homem agredindo a mulher, podendo fazer pensar que a agressão de mulher contra homem poderia ser exceção a regra porem os resultados apontados pelos estudos realizados pela a pesquisadora em um grupo de 480 de participantes apontou que 77% mulheres com relação conjugal afirmam ter xingado humilhado ou intimidado o parceiro contra 71% da relação inversa. Dentro deste mesmo grupo a agressão física foi assumida por 24% das mulheres contra um percentual de 20% dos homens, quando o ato violento deixa lesões hematoma ou causa desmaios após a pancada cerca de 13% das mulheres são responsáveis pela ação contra 9,5% da agressão cometida por homens. Portanto as mulheres agridem neste contexto de pesquisa mais do que os homens.
O Estado Brasileiro foi obrigado a elaborar uma Lei de combate a todo tipo de violência doméstica contra o gênero feminino. Contudo, a aplicação da legislação específica para um determinado grupo da sociedade não garante tratamento isonômico para os seus demais membros, como os homens. Para se fizer jus ao princípio constitucional da igualdade, previsto na Constituição Federal, deve ser extensível, principalmente, aos homens vítimas de violência doméstica e familiar as disposições relativas às medidas protetivas de urgências contidas na Lei Maria da Penha.
2 . Objetivos
O objetivo desse projeto é analisar a violência doméstica sofrida pelo homem e mostrar principalmente que a feminização do fenômeno e a invisibilidade de outras faces do problema, visando traçar um perfil real da situação podendo orientar políticas públicas no sentido de enfrentamento deste quadro ora levantado neste projeto. Nossa pesquisa busca por dados científicos em contra posição a ideias pré-concebidas que norteiam e dificultam a leitura correta do fenômeno social.
1) O que levaria a mulher cometer este tipo de violência
3. Metodologia
A pesquisa a ser realizada pode ser classificada como descritiva. Sua metodologia baseia-se no método quantitativo.
...