VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Projeto de pesquisa: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintia22bili • 10/5/2013 • Projeto de pesquisa • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 795 Visualizações
Minha Conta Doar Trabalho Trabalhos Salvos (0) Sair Contate-nos
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Artes / Violencia Domestica Contra Criança
Violencia Domestica Contra Criança
Trabalho Escolar: Violencia Domestica Contra Criança
Buscar 50 000 Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: Luiza 02 janeiro 2012
Tags:
Palavras: 1568 | Páginas: 7
Visualizações: 141
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Aguina Correia de Andrade
Alessandra Ferreira Batista dos Santos
Ana Paula Barbosa Venâncio
Dione Guilherme Simão
Leslie Patrícia Rodrigues
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Campinas
2010
Aguina Correia de Andrade
Alessandra Ferreira Batista dos Santos
Ana Paula Barbosa Venâncio
Dione Guilherme Simão
Leslie Patrícia Rodrigues
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento às exigências do PAC do Instituto Souza Campos para integralização dos créditos do curso de Pedagogia.
Orientadora: Joseleni Cristina de Alencar
Campinas
2010
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................4
Indicadores físicos na vítima de violência doméstica..................................................6
Indicadores físicos na vítima de violência doméstica por negligência........................ 6
Indicadores físicos na vítima de violência doméstica sexual...................................... 6
Indicadores físicos na vítima de violência doméstica psicológica............................... 7 Metodologia..................................................................................................................8
Cronograma.................................................................................................................9
Referências bibliográficas..........................................................................................10
INTRODUÇÃO
Este tema foi escolhido porque é um dos problemas que mais tem afligido a comunidade escolar.
Este trabalho objetiva apresentar o que vem a ser violência doméstica, e como se caracterizam, suas causas e conseqüências. Destaca também os danos que a violência doméstica pode causar na vítima ta[***]nto física, quanto psicológica e seus distúrbios na educação, como também o envolvimento da família, suas características e comportamento da vitima.
A violência doméstica praticada por pais ou responsáveis, é muito comum na maior parte do mundo, inclusive no Brasil e vem preocupando e mobilizando profissionais de diversas áreas e a sociedade em geral.
É um abuso de poder do mais forte (adulto) contra o mais fraco (criança/adolescente).
Um fator importante desta violência é que as crianças vitimadas podem tornar-se adultas que vitimizarão seus filhos.
Uma criança que devido à violência doméstica necessite de atendimento hospitalar, normalmente foi vítima de violências menos severas sem que a comunidade denunciasse, ou seja, a escola, o centro de saúde, a igreja e a vizinhança. A omissão em não denunciar os casos de violência contra criança e adolescentes, pode ocasionar sequelas físicas e emocionais para o resta da vida e a própria morte. Marcas visíveis que a violência doméstica pode deixar: um sinal ou sintoma é motivo de alarme, um conjunto de sinais indica a ocorrência de violência doméstica. Raramente uma prova se apresenta sozinha. Para isso, temos que estar atentos e vigilantes para sinais desta violência.
É dever de todos, denunciar qualquer tipo de Violência contra crianças e adolescentes, conforme determina a Constituição Federal no seu artigo 227 parágrafo 4º. e o Estatuo da Criança e do Adolescente – ECA no artigo 4º, prevendo não só para os que praticam a violência como também para os que se omitem em não denunciá-la.
Violência doméstica contra criança e o adolescente incluem toda ação ou omissão praticados por seus pais, parentes ou responsáveis, causando-lhes algum tipo de dano. Essa forma de violência representa um abuso do poder em relação à criança e ou adolescente, que ao invés de protegê-los, coloca-os em risco.
Os tipos de violência domestica são: bater, beliscar, espancar, puxar orelhas e cabelos, ou seja, tudo que vai desde um tapa até o espancamento, deixando ou não marcas evidentes, chegando ou não a fatalidade da morte, são formas de violência física.
Há ainda outras formas de violência: ameaçar, amedrontar, gritar, acusar, xingar, zombar, criticar, humilhar, discriminar, exigir demais de uma criança, são formas de violência psicológicas.
Falar obscenidades, expor a criança a materiais pornográficos (fotos, filmes, revistas)
...