Visita Domiciliar
Exames: Visita Domiciliar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: palomacanito • 12/9/2014 • 883 Palavras (4 Páginas) • 1.178 Visualizações
Visita Domiciliar e a família.
A criação do programa de saúde da família, a redução do tempo de internação, o incentivo para tratamentos ambulatoriais e para uma rede de suporte mais amplo e flexível na assistência a portadores de doenças crônicas são exemplos de mudanças que tem exigido a inclusão da família no plano de cuidados. (conceitos). A visita domiciliar se tornou um dos instrumentos básicos utilizados no âmbito da intervenção de enfermagem de saúde publica especialmente no que se refere ao cuidado das famílias e comunidades
A visita domiciliar é direcionada a todas as famílias das áreas de abrangência e a quantidades de visitas por residência varia em função das condições de saúde de seus habitantes, a VD pode ser realizada tanto pelo enfermeiro quanto pelos outros profissionais que trabalham na estratégia saúde da família, cujas principais ações desenvolvidas durante as visitas são: cadastramento, orientações, vigilância à saúde e controle de casos clínicos julgados necessários pela equipe de saúde. Além disso, a visita domiciliar permite ao profissional e sua equipe uma maior aproximação da realidade em que vive o individuo ou a comunidade.
Em relação a isso surge o interesse de trazer para a discursão alguns conceitos que fundamentam a abordagem sistêmica em cuidados de enfermagem, que tem como principal instrumento a entrevista com a família.
Principais conceitos
Sistema
Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação mutua. Esta definição pode ser aplicada para o individuo, para a família ou mesmo para a sociedade. Cada sistema pode se constituir de subsistemas e estar inserido em outros sistemas maiores.
Nesta perspectiva, a família pode ser vista como um sistema que é parte de outro maior (o supra sistema) e composto de muitos subsistemas. A família é composta de muitos subsistemas, como subsistema mãe e filho, o casal e os irmãos. Ao mesmo tempo, a família é uma unidade que faz parte de um supra sistema que é composto pelos vizinhos, organizações, igreja, instituições de saúde, escola etc.
A família
A família é definida como um grupo de indivíduos vinculados por uma ligação emotiva profunda e por um sentimento de pertença ao grupo, isto é que se identificam como fazendo parte daquele grupo.
Uma analogia útil para compreender a família é a comparação com o móbile. Observando o móbile suspenso no ar vemos que ele é composto de varias peças que se movem, uma mais r
apidamente que as outras. Colocando se a mão em uma das peças imediatamente influenciamos os movimentos de todas as outras e após algum tempo, o móbile retoma seu movimento balanceado,
mas não necessariamente na mesma direção de antes ser tocado. Assim como o mobile, a família é um todo composta de vários elementos ou membros. Uma mudança em um de seus membros afeta todo o grupo. Porém a família tem habilidades para criar um balanceamento entre as mudanças e estabilidade. Por exemplo, a ocorrência de doença mental é reconhecida como uma sobre carga, um estresse para toda a família.
No inicio da doença há uma desorganização familiar e posteriormente , a família consegue reorganizar se priorizando o cuidado de seu familiar portador de doença mental. (principais conceitos da abordagem)
Formulação de hipóteses
Em nossa realidade
...