OBSERVAÇÃO SOCIAL, ENTREVISTA E VISITA DOMICILIAR
Por: JOYCEPEREIRASIL • 17/8/2015 • Resenha • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 11.331 Visualizações
Observação Social: Uma Observação Sensível.
A observação sensível nos alerta para o sensível no relacionamento com os usuários. É preciso respeitar caso o usuário não esteja em um momento bom e ficar sempre atento, pois nem tudo que parece é. No Serviço Social é utilizada a observação sensível significativa, onde o atendimento é humanizado e necessário que faça com que as pessoas se sintam acolhidas, assim seguras e confiantes para conversar. A observação exige que se tenha outro olhar, visando sempre o melhor para o usuário. As vezes nem sempre a realidade está nítida, é preciso questionar e procurar entender a verdadeira situação.
A Observação exige cuidado para saber destacar o que é mais importante para a vida social daquela pessoa ou família, e são de grande importância pois através dela estudamos para possível processo de intervenção, devendo criar estratégias para o resgate dos direitos emancipatórios e inclusivos destes usuários no processo de desenvolvimento social.
Entrevista Social.
A entrevista social permite uma interação com a realidade social e através dela conhecemos mais sobre a história de vida de alguém que necessita viver em melhores condições. Em algumas condições sociais que as pessoas se encontram, é preciso ser feita uma intervenção social, para que assim a justiça seja feita.
Para o processo de Entrevista Social é necessário a apuração da escuta, para saber realmente o que o outro está querendo dizer e os seus reais interesses. Com o processo de Observação Sensível é possível desenvolver uma atenção articulada.
Através do diálogo da entrevista o profissional vai criando vínculo com o usuário, assim as pessoas vão se sentindo mais confiantes e produzem resultados. A conversa deve fluir naturalmente com a condução técnica da parte do profissional.
O Espaço/Ambiente também influi para a entrevista, embora os profissionais sejam qualificados para realizar as entrevistas em diversos locais, estes tem a responsabilidade de organizar meios para que se dê de maneira digna e respeitosa as pessoas que são tratadas.
Antes de entrar em contato com alguém é importante entender a realidade em que está pessoa se encontra, preparar-se tecnicamente e com conhecimento da realidade.
É importante ressaltar que uma entrevista é mais que uma conversa, pois é um serviço acionado por alguém que precisa onde o profissional estará lutando pelos seus direitos, assim sendo é preciso conhecer aquela realidade.
A coleta de informações contribui para transformar a prática. É importante que os profissionais documentem suas práticas, pois estas podem se tornar suas fontes de pesquisa e compartilhamento com outros profissionais. O entrevistador deve separar um tempo entre as entrevistas para que possa refletir sobre elas e anotar os aspectos significativos. Só através da compreensão adequada será possível uma intervenção apropriada, por isso o usuário deve ter tempo para se expressar.
Em casos de gravações e fotos, é necessária a autorização do usuário, e os materiais devem estar em arquivos sigilosos do assistente social.
A Entrevista Social serve como objeto de estudo e é de extrema importância para conhecer a realidade do entrevistado.
Visitas Sociais.
A Visita Domiciliar é um processo utilizado desde a antiguidade, a igreja Católica mantinha essa prática com o objetivo de manter a influência da igreja sobre o dia-a-dia dos seus fiéis, assim tinham certo controle sobre eles.
No Brasil as visitas domiciliares são usadas
...