VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE APREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL
Por: jcarla • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 1.650 Visualizações
RESENHA CRITICA: A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE APREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL
O Assistente social possui um grande desafio , pois ele precisa conhecer a realidade social para efetivação da práxis, possuir um arcabouço teórico metodológico para que seja capaz de realizar ações, implementar trabalho interventivo em prol da sociedade.
E através da atitude de investigativa que os Assistentes Sociais, conseguiram chegar mais próximos da realidade dos usuários, e a partir dali que poderá executar ação interventiva pela qual se direcionara sua práxis.
A partir do momento que o profissional entra em interação com a situação do usuário ele já esta intervindo naquela situação. Pois uma vez que o profissional começa a investigar e manter contato com o usuário pode por sua vez favorecer quanto prejudicar dependendo da conduta que o profissional utiliza, lembrado que deve seguir o código de ética vigente da CF/93.
O Assistente Social deve possuir conhecimento, utilizar do seu arcabouço teórico/metodológico e técnico/operativo elementos necessários para que possa atender as demandas sociais, originadas da questão social de forma integra viabilizando os meios para seu usuário.
A capacidade do profissional atuante no campo do Ministério Publica, esta diretamente associado como ele compreende seu processo de trabalho, pois ele realizara seu trabalho de acordo com seu meio e a maneira como realiza as mediações com vistas a transformação da realidade social.
O processo de trabalho do assistente social se constrói historicamente , de acordo como o profissional realiza seu trabalho pois este ao longo do tempo mostrara a trajetória seguida e as mediações e os instrumentos utilizados.
Abre o campo de trabalho para o Assistente social no Ministério Publico, onde passa a intervir em meio novo e a partir da materialização de seu trabalho que uma nova práxis vem sendo construídos, novos processos de trabalho de acordo com que o profissional seja inserido.
Hoje o Assistente Social possui uma função estratégica, para compreensão da realidade, que vem sendo cada vez mais complexa, exigindo uma visão mais ampla, para que possa mediar as transformações da realidade.
O assistente social ao atender um individuo ou uma família, ao realizar a entrevista componente do estudo social - inicialmente toma contato com uma situação imediata. Reconhecemos que as situações são diversas, mas salientamos que essas situações expressas em sua imediaticidade, exigem do assistente social a criticidade, para que possam interpretar a realidade social e histórica vivenciada pelo sujeito.
Atualmente para realização da intervenção social e necessário que seja realizada visitas domiciliares onde potencializa as condições de conhecimento do cotidiano dos sujeitos, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária.
O objetivo das visitas domiciliares e conhecer os usuários no meio em que vive , para que seja observado as condições A necessidade de visita à moradia dos sujeitos envolvidos na ação processual para a complementação do estudo social é de competência do assistente social.
A visita domiciliar se apresenta como mais uma possibilidade de entrevista, de conhecimento do território onde os sujeitos vivem, das possibilidades e impossibilidades
...