Visita Técnica - Engenharia
Pesquisas Acadêmicas: Visita Técnica - Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcellamaiara • 27/6/2013 • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 327 Visualizações
DADOS GERAIS DA EDIFICAÇÃO
O edifício apresenta 38 pavimentos, sendo eles, térreo, 04 pavimentos garagem, lazer inferior, lazer superior, 27 pavimentos tipo, duplex inferior, duplex superior, área de refugio e heliponto. Possui sua fachada frontal voltada para a praia (posição leste), com fachadas laterais norte/sul, e fundos com posição oeste; o prédio não apresenta distanciamentos de construções vizinhas (Figura 2).
3. DADOS REFERENTES À ESTRUTURA
A estrutura do prédio se encontra em concreto armado, com utilização de laje maciça em todos os pavimentos, a fim de existir menor risco ao aparecimento de trincas e fissuras, além da facilidade de vencer grandes vãos.
4. DADOS REFERENTES À ALVENARIA
A parte de alvenaria é realizada com blocos cerâmicos (12x25x25), onde é realizado pela empresa fornecedora o teste de qualidade dos mesmos periodicamente (Figura 3). Os blocos utilizados resultam em paredes externas com 15 cm de espessura, e paredes internas com 12 cm (Figura 5-6). É realizado controle de prumo de alvenaria, sendo sempre checado nos tijolos guia e no centro da fiada para verificar o alinhamento da parede (Figura 7).
O encunhamento da parede é realizado com argamassa expansora, com uma espessura de cerca de 3 cm, o mesmo só é realizado quando a alvenaria dos 3 pavimentos seguintes se encontram concluídas determinando assim seu prazo de execução. Já a ancoragem é feita com uso de telas de aço galvanizado, para prevenir
5
trincas na alvenaria e estrutura, além de resultar em uma maior produtividade da mão-de-obra.
Ocorre a execução de vergas e contra-vergas onde as vergas constarão de 3 barras de aço de 6,3mm de diâmetro, ultrapassando um mínimo de 50cm para cada lado do vão, sobre os vãos de esquadrias; já as contra-vergas são executadas com 2 barras de ferro de 6,3mm de diâmetro, ultrapassando no mínimo 30cm para cada lado do vão.
5. DADOS REFERENTES AO REVESTIMENTO
Diversos são os procedimentos utilizados para a execução dos revestimentos do edifício. Para dar início ao revestimento, é lixada toda a fachada e elementos estruturais externos, para retirar todas as pontas de arame que ficam pra fora na execução das formas da estrutura. (Figura 8). Para proteger estes pontos das armaduras, aplicam-se dois produtos: o primeiro à base de zinco para garantir a proteção química; e o segundo, um produto bicomponente de cimento e polímeros, utilizado para garantir a proteção mecânica dos arames expostos. Posteriormente, a fachada é lavada, e logo após, inicia-se o chapisco. Vale ressaltar que o chapisco deve ser realizado logo após a lavação da fachada para não acumule poeira entre a estrutura e o chapisco, garantindo uma boa aderência. São diferentes os tipos de chapiscos utilizados para as alvenarias e para elementos estruturais. Para alvenaria, utiliza-se chapisco de areia e cimento de traço 1:3. Já para o concreto, aplica-se o chapisco de adesivo colante aplicado com desempenadeira dentada. Em seguida, as paredes são taqueadas em prumo, e realiza-se o reboco (Figura 9).
A espessura varia entre 2,5 cm e 3 cm. Nas fachadas e paredes externas, o reboco é feito com argamassa industrializada especial para projeção, utilizando a máquina projetora. (Figura 10). Já nas paredes internas, utiliza-se argamassa industrializada de múltiplo uso da marca Votoran, as quais podem ser utilizadas tanto para assentamento de alvenaria quanto para reboco de paredes, e são aplicadas com colher de pedreiro (Figura 11).
Para revestimento pastilhado, a argamassa utilizada é a C3, rejunta-se, faz-se as dilatações necessárias com poliuretano. Este tipo de revestimento também é utilizado para a aplicação de ACM (revestimento com chapas de alumínio), método que representa mais de 80% dos produtos utilizados nas fachadas dos edifícios da construtora.
Como o edifício está localizado na beira mar, se torna muito propício à incidência do sol, para evitar maiores problemas, existem cuidados durante a execução do revestimento. Se a temperatura do dia da execução do reboco está muito
6
alta, aplica-se o revestimento em panos menores, para em seguida reguar e deixá-lo pronto, evitando fissuras no revestimento.
Quanto à cura do revestimento de paredes, não é realizado no edifício em questão.
Além disso, é possível observar imperfeições no revestimento por falta de manutenção. Na execução não se observa imperfeições, pois quando há alguma falha humana,
...