TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Social

Dissertações: Visão Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 Passo-1,2 e 3

Visão Social

Os problemas sociais ficam claros, sobretudo, com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o qual o Brasil, entre 187 nações e territórios, fica na 84ª posição de acordo com dados de 2011 divulgados pela ONU, embora tenha a sétima economia do mundo.

Desigualdade social - brasileira é uma das maiores do mundo, tornando os cidadãos de baixa renda vulneráveis à vários problemas sociais.

Violência - Alto índice de criminalidade e requinte de crueldade e injustiças aliadas à falta de rigor no cumprimento da lei.

Poluição – Toneladas de gases poluentes são lançados anualmente na atmosfera, afetando a saúde da população.

Saúde – A saúde pública está sucateada com a falta de profissionais especializados, com equipamentos e prédios em condições precária.

Habitação – Diante da pobreza e da miséria, é comum o surgimento de favelas e habitação sob pontes e viadutos.

Desemprego – Mesmo com o crescimento da economia no país, devido a falta de uma boa formação ou capacitação profissional, muitos brasileiros estão desempregados.

ETAPA 1 Passo-4

Moradores de favela

Dentro dos limites da cidade podemos distinguir dois tipos de terreno: os que são legalizados, pagam impostos e taxas e são reconhecidos oficialmente, denominada “cidade formal” e os terrenos ilegais que são frutos de invasão ou posse indevida de apropriação, “cidade informal”.

Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas vivem em favelas em todo o mundo. As favelas são características por abrigar pessoas de baixa renda e com baixa qualidade de vida.

Apesar do processo pacificação em algumas favelas, os problemas sociais ainda são os principais desafios para as autoridades. Milhares de famílias vivem em situação degradante onde a maioria mora em galpões abandonados ou em barracos de madeira entre vielas onde há somente um banheiro coletivo sem nenhuma condição de higiene.

Crianças e adultos vivem em meio aos esgotos e insetos (baratas, ratos e escorpiões), em situação de miséria e de extrema pobreza.

O abandono, o descaso e a ausência do Estado, fazem com que esses moradores fiquem vulneráveis à violência, criminalidade, suicídio, uso de drogas e doenças, mas apesar de todos os problemas que lá existem, também é um local de esperança, onde tem pessoas que lutam por uma vida mais digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com