Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo
Ensaios: Vivenciando A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francadutra • 10/10/2013 • 3.510 Palavras (15 Páginas) • 289 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................7
3 PLANO DE AÇÃO..................................................................................................11
3.1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO.......................................................................11
3.2 DURAÇÃO DO PROJETO.................................................................................11
3.3 TEMA................................................................................................................11
3.4 OBJETIVOS....................................................................................................11
3.5 MATERIAL UTILIZADO....................................................................................11
3.6 DESENVOLVIMENTO......................................................................................11
3.7 SUGESTÕES PARA LITERATURA..................................................................12
3.8 AVALIAÇÃO.....................................................................................................12
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................13
REFERÊNCIAS.......................................................................................................15
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de analisar a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola regular, fato que vem se tornando gradativamente uma realidade no Brasil, que vem lutando pela implementação da Política Nacional de Inclusão desde a Lei Nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional.
O avanço teórico tem sido considerado, embora ainda haja uma grande distância entre a teoria e a prática nas escolas nacionais. Devido a isso, surgem dúvidas, ansiedades e até mesmo descrença entre professores e famílias com relação a inclusão de crianças com deficiências nas escolas.
Com base nestas questões, o objetivo desta produção é promover discussões e reflexões sobre os conceitos de inclusão, reorganização dos programas de intervenção e, discutir estratégias para a elaboração de projetos de inclusão nas escolas, afinal, uma educação comprometida com a cidadania e a formação de uma sociedade democrática, deve promover o convívio com a diversidade, lembrando que esta é uma das principais características da nossa sociedade.
A convivência das crianças com a diversidade nas instituições educacionais, é enriquecedora, pois contribui para o desenvolvimento cultural e para a construção do conhecimento, principalmente para aqueles que apresentam necessidades especiais, possibilitando a inserção na sociedade, a formação de vínculos estimuladores, o confronto com as diferenças e a superação da própria dificuldade.
A inclusão envolve um novo olhar para o aprendiz e para a educação, ou seja, exige um repensar da escola, para que ela se adapte ao aluno e não o inverso, que o aluno se adapte à escola, como acontecia na integração.
Para a realização desse trabalho organizamos visitas à Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, onde cada uma de nós fez sua pesquisa procurando os pontos fracos, a fim de desenvolver um projeto de intervenção para ajudar no bom andamento das atividades e o convívio social.
A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida está localizada na Rua São José Augusto Marcos, Nº 810, no bairro Ponte Preta em Ubá MG.
Os níveis e modalidades de ensino ministrado são:
Educação Infantil
. 1º Período – 4 anos
. 2º Período – 5 anos
Ensino Fundamental I
. Ciclo da Alfabetização – 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano
. Ciclo Complementar – 4º Ano / 5º Ano
Chegamos assim à conclusão, de que a inclusão deveria ser o foco do nosso trabalho, e assim nos organizamos de maneira que, todas nós participássemos de todas as etapas, embora algumas vezes, houvesse necessidade de trabalharmos separadamente.
Para realizarmos a pesquisa de campo, fizemos uma visita onde a inclusão realmente acontece, no Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE, onde funciona a Sala de Recursos Multifuncionais da Prefeitura Municipal de Ubá. Lá tivemos acesso a materiais pedagógicos confeccionados pelos profissionais do local e tomamos conhecimento de várias técnicas de abordagem aos temas ligados à inclusão, vale ressaltar que o lema do CAEE é “ Vivenciando a inclusão, Diversidade em ação”.
1 PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA
No espaço escolar observamos uma grande variedade de crianças com necessidades especiais, como cadeirantes, deficientes visuais, malformação congênita, autismo, síndrome de Down, hiperatividade, etc. Sem contar no grande número de crianças com dificuldades na aprendizagem e problemas sociais.
Observamos que alguns profissionais vêm a inclusão de forma totalmente equivocada, achando que incluir é deixar que as crianças com necessidades especiais freqüentem a escola regular, sendo que vimos crianças dormindo na carteira ou sentadinhas em um cantinho isoladas até mesmo dos coleguinhas. E quando perguntávamos à esses profissionais por essas crianças, a resposta era “deixa ela dormir, ela toma remédio” ou “pode deixar ela quietinha aí, ela não sabe fazer nada”.
Chegamos à conclusão de que estas crianças, apesar de estarem freqüentando a escola regular, continuam excluídas do convívio social e impedidas
...